Romaria une ciclistas de Ilhéus até Bom Jesus da Lapa‏

ciclistas

Cumprindo uma tradição de muitos anos, um grupo de Ilhéus, apaixonado pelo ciclismo percorrerá cerca de 670 km até a cidade de Bom Jesus da Lapa, no sertão da Bahia. Neste ano cerca de vinte pessoas farão a cicloromaria, incluindo duas mulheres, que também deverão pedalar por todo o trajeto, durante os cinco dias.

O percurso até a Lapa será pelo chamado roteiro principal, que passará por Vitória da Conquista. Serão cinco dias de pedal desde o início da manhã até o fim da tarde, com paradas para dormir nas cidades de Itapetinga, Anagé, Ibitira, Riacho de Santana e, finalmente, Bom Jesus da Lapa, onde os ciclistas deverão chegar no dia 03 de agosto, por volta de meio dia.

Embora o final oficial da romaria seja na Lapa, no ano de 2015 dois ciclistas do grupo resolveram seguir viagem e foram até Alvorada do Norte, no interior de Goiás; e Brasília, no Distrito Federal, o que mostra que a sede de aventura de alguns ciclistas poderá se estender para além da capital baiana da fé.

Em 2016 a romaria contará com dois carros de acompanhamento, que estarão dando suporte até Bom Jesus da Lapa, em caso de algum imprevisto ou emergência, e também por questão de segurança.

Mas nem sempre foi assim.  No início os ciclistas romeiros viajavam sem carro de apoio, com a bagagem no fundo das bicicletas, muitas delas sem os câmbios e as marchas que tanto ajudam a enfrentar as subidas do percurso.

A Romaria se iniciou em 1989, com apenas quatro ciclistas, por conta do pagamento de uma promessa em favor da saúde da filha de um deles, e desde então não parou mais.

O grupo cresceu, se organizou, ganhou novos adeptos e hoje os ciclistas sonham durante todo o ano com a viagem, que proporciona momentos intensos de reencontro, lazer, liberdade e grande felicidade.

Veja a seguir o roteiro da viagem:

 

1º dia: Ilhéus – Itapetinga (180 km)

2º dia: Itapetinga – Anagé (150 km)

3º dia: Anagé – Ibitira (140 km)

4º dia: Ibitira – Riacho de Santana (130 km)

5º dia: Riacho de Santana – Bom Jesus da Lapa (70 km)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *