Assistência Social faz parceria com a Defensoria Pública

defensoria

Na sexta-feira, dia 19, o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Olivença, na zona sul de Ilhéus, recebeu uma equipe da Defensoria Pública do Estado da Bahia para o atendimento a famílias assistidas naquela localidade, estância turística que sedia o Balneário de Tororomba. Na oportunidade, foi lançada a ação cidadã “Sou Pai Responsável”, cujo objetivo busca conscientizar a população de que a paternidade, além de ser uma responsabilidade, é uma atitude que gera orgulho e convívio entre pai e filho. Uma equipe composta por defensores públicos, psicóloga, servidores e estagiários, atendeu a diversos cidadãos para tratar de situações no âmbito jurídico.

A presença do pai na formação de um filho é extremamente importante. Segundo a psicóloga Marisa Batista, “nosso objetivo é fazer com que essa criança tenha direito a conhecer sua origem e história. O desentendimento que existe entre o homem e a mulher, não deve influenciar na condição de pai e mãe desta criança, que é um sujeito de direitos”. De acordo com a defensora pública Cristiane Nogueira, “a Defensoria oferece à população orientação e atendimento gratuito em diversos casos, como os relacionados à família, divórcio, pensão alimentícia, contratos, direitos do consumidor, conflitos entre vizinhos, entre outras”.

Demanda – Para Isabel Mendonça, coordenadora doa Cras de Olivença, “o atendimento foi bastante positivo. A receptividade da comunidade superou as expectativas, já que muitos moradores não possuem condições de buscar a justiça”. O Cras promove a criação de grupos de convivência para idosos, crianças e gestantes no bairro em que está instalado, atendendo também indivíduos e famílias de no seu espaço de abrangência.

Os Centros de Referência em Assistência Social funcionam como a “porta de entrada” para os serviços prestados pela Secretaria de DesenvolvimentoSocial (SDS), oferecendo serviços de orientação e proteção básica em áreas de maior risco social, além de disponibilizar para os usuários da rede socioassistencial o atendimento psicossocial. O Cras possui também a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

Em Ilhéus, as unidades do Cras podem ser encontradas nos bairros Nossa Senhora da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Banco da Vitória – com extensão ao bairro Salobrinho. A unidade da Defensoria Pública de Ilhéus está localizada na Avenida Canavieiras, nº 170, centro da cidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *