Inscrições para o prêmio MPE Brasil são prorrogadas

mpe

Foram prorrogadas até o dia 21 de agosto as inscrições para o MPE Brasil 2016 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente no site do prêmio.

Além do reconhecimento, o MPE Brasil incentiva que empresários adotem ferramentas gerenciais por meio de um diagnóstico gratuito do atual estágio da sua organização, com os pontos fortes e as necessárias melhorias nos seus processos de gestão. Empresas de todo o país podem concorrer nas categorias agronegócio, comércio, serviços de educação, indústria, serviços de saúde, serviços de tecnologia da informação, serviços de turismo e serviços; e nos destaques de inovação e boas práticas de responsabilidade social.

As empresas são avaliadas com base nos critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), base do questionário de autoavaliação. Os pequenos negócios com melhor desempenho recebem visita de avaliadores voluntários capacitados e são submetidas a uma banca técnica. Para participar é necessário ter receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões, ter completado pelo menos um ano fiscal de atividade, possuir domicílio no estado da respectiva inscrição e comprovar regularidade fiscal e estatutária.

“Ter excelência na gestão é uma das principais receitas para a competitividade em qualquer ambiente de negócios, e não é preciso uma grande empresa ou uma grande cidade para motivar o empreendedorismo”, explica Andrelina Mendes, gestora do prêmio no Sebrae Bahia.

Os participantes concorrem, primeiramente, na etapa estadual, e os premiados em seus estados disputam a etapa nacional. Na última edição do MPE Brasil, duas empresas baianas venceram na etapa nacional, realizada em Brasília, em abril deste ano. Concorrendo com pequenos negócios de todo o país, a Cooperativa Educacional de Eunápolis (Cooeduc) foi premiada na categoria Serviços de Educação e a Lanchonete e Restaurante Tedesco, de Santo Antônio de Jesus, conquistou a categoria Serviços de Turismo. Os premiados concorreram com 65,7 mil micro e pequenas empresas que se candidataram ao MPE Brasil 2015. O número superou em 29% a quantidade de participantes de 2014.

Os vencedores nacionais participam de uma capacitação internacional, uma missão empresarial nacional, além de serem reconhecidas como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência mundiais.

O MPE Brasil é realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da FNQ.

Prêmio MPE Brasil é bastante disputado

– See more at: http://www.jornalbahiaonline.com.br/noticia/32658/inscricoes_para_o_premio_mpe_brasil_sao_prorrogadas#sthash.CULB5DRw.dpuf

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *