Parceria permite arborização da Praça São João Batista

pontal

No decorrer desta semana, uma parceria entre o memorialista José Rezende Mendonça, que integra o movimento Pontal Criativo, moradores do bairro e a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Fundação Livre do Mar e da Mata (Maramata), resulta em um trabalho de arborização da Praça São João Batista, localizada no bairro Pontal, zona sul. A ação vai permitir o plantio de mudas, principalmente de flores, no entorno da praça.

A iniciativa tem o apoio também da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e visa recuperar a arborização daquele espaço, como forma de embelezar o local e garantir o papel ambiental da praça, de acordo com o presidente da Maramata, Fred Andrade.

Serão plantadas 150 mudas de Cycas revoluta, uma planta nativa da China, mais conhecida no Brasil como Sagu-de-Jardim, Plumbago ssp ou Bela-Emília, Iresine, planta de origem brasileira, Ixora, arbusto de origem chinesa, Palmeira-Areca-Bambu, planta nativa da África, entre outras.

Rezende, como é popularmente conhecido, é um dos coordenadores do Pontal Criativo, movimento cidadão dos moradores do Pontal, criado em 2012, com o objetivo de atender e representar os moradores do bairro, além de ser Comendador do Município de Ilhéus. O Pontal foi o primeiro bairro criativo do interior da Bahia e o terceiro do estado.

O memorialista ressalta também a importância da comunidade neste feito. “Agradecemos ao Padre Joelson Dias, que cedeu um local na Paróquia São João Batista para armazenar as mudas e os materiais de trabalho e convoco os moradores para nos ajudar nesse trabalho”.

Adote – Com base em lei municipal, a administração desenvolve o Programa “Adote uma Praça”, que busca o auxílio de empresas da iniciativa privada para a recuperação de espaços públicos. Exemplo disso foi a Praça São João Batista, no Pontal.

A partir do envolvimento da comunidade no projeto, a área foi totalmente reformada, com a participação da Construtora André Guimarães, e ganhou nova quadra poliesportiva, equipamentos de lazer infantil, jardins, outras opções de paisagismo e um quiosque de serviços para o ordenamento das atividades comerciais. Além disso, a praça também passou a contar com um número maior de bancos e piso tátil para atender aos portadores de deficiência visual.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *