100 Anos do Instituto Piedade de Ilhéus!

piedade

Um dos mais importantes e tradicionais monumentos arquitetônicos, históricos e culturais do município de Ilhéus, o Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP), tradicional escola e ex-convento, comemora 100 anos de existência. Edificado em estilo neogótico, na rua Madre Thaís, 197, no alto Piedade, o Instituto contribuiu para a formação educacional de várias gerações de profissionais, incluindo médicos, políticos, advogados, jornalistas, educadores e engenheiros, entre outros. Desde segunda-feira, 12, uma vasta programação festiva foi iniciada para celebrar a data, e prossegue hoje, 15 de setembro, quando o aniversário da Piedade é oficialmente comemorado, quando dois grandes atos estão previstos, uma procissão, às 18 horas, e Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli, às 19 horas.

A ex-aluna do INSP, jornalista Ana Virgínia Santiago, realiza pesquisas sobre a instituição desde os anos 80 para a elaboração de um livro e assina a exposição “Ontem e Hoje – Piedade, 100 anos”. Ela explica que as atividades da escola começaram no dia 20 de janeiro de 1916. “No entanto, em virtude das férias escolares ocorrerem neste período, a data passou a ser comemorada oficialmente no dia 15 de setembro”. E lembra que o primeiro ano letivo foi iniciado no dia 7 de fevereiro de 1916, com 16 alunas.

Segundo Ana Virgínia, a história do Instituto Nossa Senhora da Piedade começa com um convite feito pelo 1º Bispo de Ilhéus, D. Manuel Antônio de Paiva, à Madre Maria Thaís Paillart, para fundar na cidade uma escola para meninas. Após aceitar o imenso desafio, em 1916, as freiras ursulinas fundaram o convento da Piedade, sob a direção da madre Maria Thaís do Sagrado Coração Paillart, Provincial da Ordem das Ursulinas no Brasil.

A professora e historiadora Maria Luiza Heine ressalta que, em 1927, foi iniciada a construção da capela, “um belíssimo exemplar da arquitetura neogótica”. Segundo ela, o construtor Salomão da Silveira fez uma adaptação da planta, encomendada na França por Madre Thaís Paillart, e a obra ficou pronta no ano de 1929.

Programação – A programação que celebra o centenário do Instituto Nossa Senhora da Piedade se estenderá até sábado, dia 17 de setembro. Às 19 horas desta sexta-feira, 16, as homenagens ocorrem na Academia de Letras de Ilhéus, sediada na rua Antonio Lavigne de Lemos, 39, centro da cidade. No dia 17, a programação contempla uma celebração eucarística, às 11 horas; almoço de confraternização, às 13 horas; momento cultural, às 14h30min; e espetáculo musical com o multi-instrumentista Vasco Faé, às 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *