Ampliadas obras nos morros

morro

Para garantir melhor acessibilidade e segurança aos moradores nos morros de Ilhéus, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), mantém um programa de serviços de construção e recuperação de escadarias e acessos, e de contenção de encostas. Esta semana, a equipe da Seintra iniciou a execução da reconstrução da escadaria da Segunda Travessa da Rua da Floresta (Veloza de Cima), no alto do Coqueiro.

Naquele alto, a Prefeitura realizou recentemente o recapeamento asfáltico da Ladeira do Coqueiro, via de acesso principal a localidade, e a sinalização horizontal da via. Por sua vez, a Secretaria de Saúde concluiu a reforma da unidade do Posto de Saúde da Família (PSF), que já está prestando novos serviços à comunidade.

As obras de contenção de encostas são fundamentais para a infraestrutura dos morros porque evita o deslizamento de terras. A Comissão de Defesa Civil supervisiona esses trabalhos e também indica locais com maiores necessidades de intervenções. “Fazemos as indicações das áreas de risco, muitas obras são realizadas com recursos próprios da administração municipal. Outras verbas chegam por meio de convênio com o Ministério da Integração Nacional. Todas as obras são fundamentais para a segurança os ilheenses”, ressaltou o coordenador da Comissão de Defesa Civil de Ilhéus, Joandre Neres,.

Alto da Tapera – Em parceria com o Governo Federal, uma grande obra está sendo executada para contenção da encosta do Alto da Tapera, nas proximidades da Avenida Itabuna, e no Alto Bela Vista (lado da Avenida Milton Santos, antiga Petrobras), que se encontra em fase de concretagem. O vice-prefeito Carlos Machado destaca o significativo valor social desse tipo de obra.  Outro serviço em andamento é a reforma da escadaria da Rua Pedro Calmon, no bairro da Conquista.

Para o secretário Derneval Furtunato, o governo municipal atua para garantir a melhoria da qualidade de vida aos moradores dos altos e morros. “Nós da Seintra, trabalhamos em parceria com outros setores da prefeitura para oferecemos uma melhor mobilidade e acessibilidade à população destes locais. Sempre foi uma prioridade do prefeito Jabes Ribeiro dar total atenção a essas demandas dos morros e altos da cidade”, enfatiza.

Ele antecipa outras recuperações de escadarias previstas no conograma de obras da Seintra: Travessas: 2ª da Rua do Cano, 5ª da Avenida Esperança, 1ª da Rua Palmares (Basílio), 4ª do Alto do São João (Vilela), 2ª do São José (Malhado) e 4ª da Rua Jasiel Martins. Além do Alto da Bela Vista (Nelson Costa), Rua da Jamaica (Avenida Princesa Isabel), Rua da Gamboa (Conquista), entre outras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *