IMPROVISO, OXENTE! DEBATE “DO LOCAL PARA O GLOBAL” NESTA TERÇA, NA TENDA

a

Nesta terça-feira (27), o último Improviso, Oxente! da série que trata da Ilhéus que queremos em 2020, baseada nos eixos do Programa Cidades Sustentáveis, vai debater o tema “Do local para o global”. O objetivo é identificar e refletir sobre as ações municipais que provocam impactos globais, sejam benéficos ou prejudiciais. Aberto ao público, o evento que tem como marca discussões sobre a cidade misturadas com intervenções artísticas, acontece na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, localizada na Avenida Soares Lopes, a partir das 19h. Para fortalecer as políticas públicas que fortaleçam essa pauta, são esperados candidatos ao legislativo e ao executivo de Ilhéus.

Este debate terá como painelistas o professor adjunto na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (2012), Frederico Neves; e o ex-diretor-executivo do Greenpeace Brasil (2013-14), cientista social e especialista em direitos humanos na Universidade Columbia, em Nova York, Fernando Rossetti.

O Guia Gestão Pública para a Sustentabilidade – entregue aos candidatos a prefeito que assinaram a carta compromisso com o desenvolvimento sustentável do município no último dia 05 – explica que, da mesma forma que nosso sistema neuronal é formado por uma grande articulação de neurônios interagindo em tempo real, os municípios integrados podem criar uma rede e passar a protagonizar a solução dos problemas nacionais e até mundiais. A metáfora serve para mostrar como o local e o global estão cada vez mais articulados e interdependentes. A Organização das Nações Unidas, inclusive, planeja dar visibilidade mundial a todas as gestões que contribuírem com a realização, em âmbito municipal, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para isso, os gestores precisam saber dos indicadores do seus municípios, a fim de adotar metas exequíveis para a solução de problemas.

Onze indicadores são sugeridos pelo Guia para serem acompanhados e melhorados pelo gestor municipal eleito para o próximo mandato, dentre eles: a construção de um centro municipal de monitoramento e Alertas de Desastres naturais, domicílios em áreas de risco; mortes por desastres socioambientais; participação de fontes renováveis na matriz energética do município; Plano Municipal de Mudanças Climáticas aprovado; políticas de estímulo ao consumo e geração de energias renováveis.

Candidatos recebem indicadores escolhidos pela sociedade civil na quarta (28)

Promovido pelo Instituto Nossa Ilhéus em parceira com o Teatro Popular de Ilhéus, os encontros culminarão na entrega para os candidatos(as) a prefeito(a) de Ilhéus, de todos os indicadores escolhidos pelos participantes durante cada debate, para que o (a) gestor (a) eleito(a) para o mandato 2017-2020 acompanhe e melhore esses setores apontados como importantes pela população. A entrega será na quarta-feira (28), às 19h, também na Tenda TPI, aberto ao público.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *