Mutirão de Cirurgias de Catarata atinge a marca de 600 pacientes

31849_250

Cerca de 600 pessoas foram contempladas nos meses de agosto e setembro, com as cirurgias oculares realizadas durante o Mutirão Municipal de Cirurgias de Catarata, promovido pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus. As últimas intervenções cirúrgicas em pacientes foram realizadas nas últimas terça e quarta-feira. O programa da Sesau tem como objetivo prevenir e controlar a cegueira e identificar outras patologias, a exemplo de glaucoma, retinopatia e oclusões arteriais do usuário cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos dias 19 e 20 deste mês, as cirurgias foram realizadas no Centro de Olhos Especializados (Cenoe); no Hospital de Olhos; e na Clínica de Olhos Eusínio Lavigne (Elclin). Em agosto, 300 pessoas foram submetidas ao procedimento cirúrgico, e este mês, mais outras 300 pacientes tiveram a chance de voltar a enxergar melhor. A maioria dos beneficiados pela ação afirmou que o procedimento só foi possível devido à atuação da gestão municipal. Muitos deles alegam que não conseguiram arcar com as despesas financeiras das cirurgias em clínicas particulares.

De acordo com o oftalmologista da Clínica de Olhos Cenoe, Antônio Nogueira, “a catarata é a causa principal de cegueira no adulto, em torno de 50% de casos. Os sintomas são percepção de luz reduzida, turvamento das cores e objetos, perda do campo visual e cegueira temporária”. Segundo ele, o único tratamento disponível é a cirurgia para remover o cristalino que se tornou opaca e implante de lente intraocular.

Qualidade e Igualdade – A enfermeira Isabela Vita, do Hospital de Olhos de Ilhéus, ressaltou que o mesmo atendimento é dado tanto aos pacientes conveniados, da rede particular e usuários do SUS. “Aqui, o tratamento é o mesmo e sem nenhuma distinção, pois somos iguais, não importando a classe social. Primamos em oferecer atenção semelhante a todos”, enfatizou. De acordo com Bruno Vasconcelos, diretor de Regulação da Sesau, “entre os fatores que podem contribuir para o seu agravamento estão herança familiar, diabetes, traumas ou cirurgias oculares, medicamentos, exposição solar e dieta alimentar”.

O secretário de Saúde, Antônio Ocké, lembrou que o público alvo nesta ação são pessoas com idade a partir de 60 anos e acuidade visual inferior a 0.4. “O desejo da atual gestão municipal é que os pacientes com catarata possam ver o mundo com outros olhos, com a visão melhor. Quem sofre da doença teve a oportunidade de voltar a enxergar com o Programa de Cirurgia de Catarata viabilizado pela atual administração do Município, com o apoio irrestrito do prefeito Jabes Ribeiro e do vice Carlos Machado (Cacá), visa reduzir eventuais filas e facilitar o atendimento à clientela do SUS”, ressaltou.

Depoimentos – A aposentada Maria Souza de Jesus afirmou que está contente com o resultado da cirurgia e retornou à clínica para fazer a revisão após orientação dos oftalmologistas. “Fiz cirurgia de catarata e retina, e agora enxergo melhor devido à ajuda do pessoal da Secretaria de Saúde de Ilhéus que nos deu este presente, assim como todos os profissionais do Hospital de Olhos de Ilhéus que me atenderam muito bem. Graças a Deus que minha visão melhorou”, relatou com satisfação.

Já o aposentado da justiça do Trabalho, Manoel Costa, contou que voltou a ficar com a visão perfeita. “Neste Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado na clínica de Olhos Cenoe fui submetido à intervenção cirúrgica dos dois olhos e minha visão está 100% boa. O tratamento cirúrgico foi completo”, comemorou o resultado obtido com o procedimento.

Outra paciente satisfeita com o procedimento foi a dona de casa Sônia Maria Góes. “Fui bem sucedida na cirurgia que fiz no Hospital de Olhos e estou voltando a enxergar melhor. Agradeço aos médicos e a quem custeou as operações cirúrgicas”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *