Campanha Outubro Rosa em Ilhéus oferece exames gratuitos para mulheres


campanha-outubro-rosa-em-ilheus-oferece-exames-gratuitos-para-mulheres_foto-gidelzo-silva-22-10-16-2

 

O Vida Memorial Day Hospital, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou uma vasta programação em homenagem à Campanha Outubro Rosa, iniciativa que marca em todo o mundo a luta contra o câncer de mama. Sediado nas proximidades do Terminal Urbano de Ilhéus, o hospital promoveu diversas atividades importantes nos últimos dias 21 e 22, a exemplo de 200 mamografias, 200 testes de glicemia, palestras e aferições de pressão arterial.

Manoel Filho, neuropsicólogo e diretor de operações do Vida Memorial, informou na manhã deste último sábado, 22, que o evento contou com a participação de 42 profissionais de saúde e atendeu cerca de 400 pessoas. “É importante ressaltar que o nosso objetivo não foi apenas oferecer 200 mamografias gratuitas. A proposta da iniciativa foi bem mais ampla. Desde o início, o nosso desejo foi ampliar o grau de conscientização das pessoas para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença”, comentou.

Durante o evento, o Vida Memorial Day Hospital, continua Manoel Filho, também oportunizou inúmeras palestras educativas, proferidas nas áreas de medicina, fisioterapia, nutrição e psicologia. “Tivemos, na verdade, um mês inteiro dedicado à várias ações vinculadas ao Outubro Rosa. As atividades executadas nos dias 21 e 22 constituíram o ponto alto da promoção”, disse, acrescendo que as mesmas contaram com o apoio do Lions Clube do       Pontal e de uma equipe da Fundação Nacional de Saúde (antigo Sesp).

Ao visitar a tenda do Vida Memorial, armada entre o terminal urbano e o hospital, o secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké, elogiou a iniciativa e conclamou outros estabelecimentos privados de saúde a fazerem o mesmo. “Essa é uma luta de todos nós e não apenas do Poder Público. Com esta ação, o Vida Memorial deu um belo exemplo solidariedade”, enfatizou o secretário.

Terça-feira, dia 25 – O titular da Sesau, Antônio Ocké, lembra que nesta terça-feira, dia 25, das 8 às 16 horas, nas proximidades da Praça J. J. Seabra, em frente à Câmara de Vereadores, centro da cidade, mulheres a partir dos 40 anos terão a oportunidade de realizar exames gratuitos de prevenção ou de diagnóstico precoce do câncer de mama. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, o evento também integra a Campanha Outubro Rosa.

Antônio Ocké salienta que as mulheres que possuem histórico familiar de câncer de mama devem iniciar um trabalho de controle, por meio da realização de ultrassonografias, a partir dos 20 anos de idade. “É importante reforçar ainda o fato de que o evento desta terça-feira, dia 25, constituirá o ponto alto das nossas atividades ligadas ao Outubro Rosa. Entretanto, exames semelhantes também podem ser realizados nas unidades de saúde”, afirma.

Bárbara Christian, coordenadora do Departamento de Atenção Básica de Ilhéus, explica que, durante esta terça-feira, dezenas de profissionais estarão disponibilizando uma série de serviços e atividades. Entre eles, triagem (classificação de risco das mulheres), exame clínico das mamas (rastreamento feito por enfermeiras), exame clinico das mamas (casos suspeitos aferidos por mastologistas), orientação nutricional (alimentos que previnem o câncer) e serviços estéticos, como limpeza de pele, maquiagem e corte de cabelo.

A campanha Outubro Rosa surgiu em 1990, nos Estados Unidos. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, sempre com a finalidade de estimular uma maior participação da população, das empresas e das entidades.

A prevenção do câncer de mama pode ser dividida em primária e secundária: a primeira envolve a adoção de hábitos saudáveis e a segunda diz respeito a realização de exames de      rastreamento visando diagnosticar o câncer no estágio precoce. De acordo com especialistas, o câncer de mama é a causa mais frequente de morte por esse tipo de doença nas mulheres, embora existam meios eficientes de detecção precoce, como exame clínico, do autoexame e da mamografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *