Ilhéus promove reunião para realizar mutirão de combate ao Aedes Aegypti

ilheus-promove-reuniao-para-realizar-mutirao-de-combate-ao-aedes-aegypti-foto-gidelzo-silva-secom-ilheus

Com a participação de segmentos organizados da sociedade local, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Ilhéus promove uma reunião, na próxima segunda-feira, dia 31, a partir das 9 horas, na Loja Maçônica Regeneração Sul Baiano, situada na rua Antônio Lavigne de Lemos, centro histórico da cidade, com o objetivo de mobilizar a comunidade para um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti.  A ação comunitária está marcada para o próximo dia 12 de novembro.

O diretor de Vigilância à Saúde do Município, Antônio Firmo, informa que foram convidados para o evento, entre outros, representantes de hospitais, associações comunitárias, instituições de ensino, clubes de serviços e das Forças Armadas. “Além de um novo esforço de conscientização, no dia 12, também estaremos realizando um grande mutirão de limpeza em cerca de seis locais onde é maior a infestação do Aedes, mosquito transmissor, entre outras, da Dengue, Zica Vírus e Chikungunya, na cidade”, enfatiza.

Firmo chama atenção para o fato de que já se encontra concluído o processo licitatório que permitirá a aquisição do material necessário para a elaboração, em novembro, de um novo LIRA – Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti. “Além do mutirão do dia 12, esse Levantamento será fundamental para obtermos um mapeamento dos pontos da cidade com maior incidência do Aedes aegypti. Isso nos ajudará a identificar os criadouros e a situação atual de infestação no município”, comenta.

Segundo os especialistas, alguns cuidados devem ser tomados para fortalecer o combate ao Aedes aegypti. Entre eles, cobrir caixas d’água, cisternas, poços, evitando, também, o entupimento de calhas; vedar com cimento os cacos de vidro porventura colocados nos muros; não deixar pneus expostos ao tempo, jamais permitindo o acúmulo de água; usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem sendo usadas; limpar as bandejas externas de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los em locais fechados; lavar os pratos de vasos de plantas, colocando areia até a borda; e, por fim, evitar algumas plantas, como as bromélias, que acumulam água.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *