Ilhéus terá mutirão de combate ao Aedes Aegypti no próximo dia 12 de novembro

ilheus-tera-mutirao-de-combate-ao-aedes-aegypti-no-proximo-dia-12-de-novembro_foto-secom-ilheus-3

 

Representantes da sociedade e autoridades civis e militares, do município de Ilhéus, definiram em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 31, que o mutirão de combate ao Aedes Aegypti será realizado no próximo dia 12 de novembro. O encontro foi promovido pela Secretaria de Saúde (Sesau), com o objetivo de fazer o chamamento à população para participar dessa grande mobilização, que envolve instituições, entidades, comunidade local e as secretarias de Saúde, Educação e Serviços Urbanos, da Prefeitura Municipal. O prefeito Jabes Ribeiro e o vice, Carlos Machado (Cacá), compareceram à reunião.

De acordo com Antônio Firmo, diretor de Vigilância à Saúde do Município, as questões que envolvem saúde não são uma atividade restrita apenas às instituições, é preciso a participação de toda a sociedade. “É necessário que a população participe e tome cuidados. Nossos agentes de controle de endemias repassam orientações de combate ao Aedes, porque todo e qualquer depósito que abrigue água pode ser tornar um criadouro. A participação da comunidade é fundamental para que a gente combata a proliferação do mosquito”, destacou.

O diretor de Vigilância à Saúde do Município afirmou que a reunião teve como principal desdobramento, o mutirão. “No próximo dia 12 de novembro, vamos fazer uma faxina em nossa cidade para diminuir a quantidade de materiais ou depósitos que venham a ser criadouros de mosquitos. Vamos fazer também a panfletagem, em alguns lugares onde já estão pré-estabelecidos, como no terminal de ônibus, praça Cairú, no comércio da Marquês de Paranaguá, com o apoio de instituições como CDL, empresas de ônibus, entre outros. A Secretaria, com toda a sua estrutura, vai direcionar as atividades de controle e de participação dos seus servidores para esse grande mutirão”, explicou.

O secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké informou que a Sesau adota medidas efetivas de combate ao Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses, como dengue, zika vírus e chikungunya. “Já estamos com os nossos agentes de endemias fazendo o trabalho educativo nas escolas. Solicitamos o apoio dos agentes comunitários de saúde, para agregar ao trabalho dos agentes de endemias. A nossa equipe técnica também já está se organizando para, no dia 12, realizar um grande mutirão em Ilhéus. E com o apoio da comunidade, com certeza, vamos ter êxito em nossa ação”, enfatizou.

Para o vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá), “temos o compromisso de combater a proliferação do Aedes Aegypti, preservar a vida dos ilheenses, evitando a contaminação das pessoas por essas arboviroses”. O prefeito Jabes Ribeiro salientou que “esse um problema que não depende só de nós, para ser resolvido é preciso ter a participação e o apoio da população, nós vamos trabalhar com empenho para combater o mosquito, causador da dengue, chikungunya e zika vírus, esse é o nosso compromisso com a saúde pública e com as pessoas que vivem em nosso município”.

Além do prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro e seu vice Cacá, entre os participantes da reunião, estiveram presentes Antônio Ocké, secretário de Saúde,  Antônio Firmo, diretor de Vigilância à Saúde do Município, Cristiano Bahia, representante a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Luiz Carlos Mendes, capitão de Corveta da Capitania dos Portos de Ilhéus, Luiz Cláudio Xavier Serra, tenente-coronel da 18ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM), Fred Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus (CMSI), Noêmia Neves, presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme de Ilhéus (APDEFI), Danilo Amorim, Núcleo Regional  de Saúde Sul (NRS-Sesab) Ilhéus, Osman Nogueira, presidente da APPI e Rodrigo Cardoso, presidente do Sindicato do Bancários de Ilhéus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *