Defesa Civil de Ilhéus diz que não recebeu alerta de temporal para o fim de semana

defesa-civil-de-ilheus-diz-que-nao-recebeu-alerta-de-temporal-para-o-fim-de-semana_foto-secom-ilheus

Durante reunião convocada pelo prefeito Jabes Ribeiro, na manhã desta sexta-feira, 18, o coordenador de Defesa Civil, Joandre Neres, afirmou que, até o momento, não recebeu nenhum alerta de temporal para este fim de semana na cidade. Ele explicou que no caso de previsão de temporal, a Defesa Civil recebe alerta emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), vinculado ao Ministério da Integração Nacional, com 48 horas de antecedência, mas isso não ocorreu.

 

O prefeito de Ilhéus reuniu também o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), os secretários municipais de Serviços Urbanos e de Relações Institucionais, César Benevides e Frederico Vésper, o chefe de Gabinete, Victor da Veiga, o coordenador de Ações Regionais, Nilton Montargil, e o representante da secretaria de Infraestrutura, engenheiro Hermano Fahning, para articular ações em virtude dos prejuízos causados pelo temporal que atingiu a cidade na madrugada de quarta-feira.

 

De acordo com Joandre Neres, coordenador de Defesa Civil, choveu bastante naquela madrugada, cerca de 29 milímetros, e ocorreu um ‘pico de intensidade’ de 20 mm, entre as 3 e 6 horas de quarta-feira. Ele destacou que os danos gerados à população foram motivados pelo forte vendaval que atingiu velocidade de 63 km/h, considerada situação atípica para a região. Uma ação emergencial determinada pelo prefeito intensifica a retirada de árvores que caíram em alguns pontos da cidade e a recuperação de trechos de estradas do interior do município, que foram danificados com o forte temporal.

 

Alarme – Joandre Neres demonstrou preocupação com notícias veiculadas em blogs da cidade sobre possível ocorrência de temporal no final de semana. Ele ratificou que o monitoramento do volume de chuva é realizado todos os dias, através de dois pluviômetros automáticos instalados na cidade, um na Central de Abastecimento do Malhado, e outro, na Policlínica Municipal, no bairro da Conquista.

 

Segundo disse, há previsão de chuva no fim de semana, com índice pluviométrico que pode atingir 30mm, conforme o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, Climatempo e Cemadem. Ele adiantou que a coordenação de Defesa Civil se manterá de plantão 24 horas e que qualquer informação poderá ser obtida através do telefone 98881-8500.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *