Ilheense fica em terceiro no Campeonato Brasileiro de Karatê, em São Paulo

kacio-brandao-e-ricardo-guedes_foto-divulgacao

Durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Karatê, que aconteceu entre os dias 11 a 13 de novembro, em São Paulo, o atleta ilheense Ricardo Guedes conquistou o terceiro lugar na categoria 30-38 anos. Esse é mais um título conquistado na sua carreira. O evento contou com a participação de 1200 lutadores de várias categorias.

Para Ricardo Guedes, “conseguir a terceira colocação neste campeonato garantiu minha participação no Campeonato Sul-Americano, que ocorrerá em março de 2017, no Chile”. Além de campeão brasileiro, o carateca conquistou, em setembro, a Medalha de Ouro, em Salvador, no IV Campeonato Baiano de Karatê. Ricardo é professor de Educação Física e há 14 anos pratica o esporte.

O esporte é uma das principais ferramentas para manter crianças e adolescentes fora do envolvimento com a violência e as drogas. A partir deste pensamento, foi desenvolvido o Karatê Solidário, que ocorre durante duas horas, aos sábados, no bairro da Conquista, para aproximadamente 30 meninos e meninas, entre 7 e 17 anos. O projeto é único em Ilhéus e conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS). O secretário da pasta, Kácio Brandão, afirma que “é muito importante para nós contribuir com o esporte, pois ele resgata a autoestima e desenvolve novos talentos”.

Segundo Ricardo Guedes, “o projeto existe há seis anos é gratuito, e a única exigência é que esses jovens estejam estudando”. Ele afirma que a prática desta modalidade tem como objetivo formar cidadãos e não apenas lutadores. Interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a coordenação através do número (73) 98804-3528.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *