Mutirão contra o Aedes aegypti recolheu 17 ‘caçambas’ de lixo e entulho em Ilhéus

mutirao-contra-o-aedes-aegypti-tambem-sensibilizou-a-populacao_foto-gidelzo-silva1

O Mutirão de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de várias arboviroses, a exemplo da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, realizado nos últimos dias 11 e 12 de novembro, em Ilhéus, foi considerada uma ação coletiva de sucesso absoluto pelo secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké. O resultado da parceria proporcionou o recolhimento de 17 ‘caçambas’ de lixo e entulho nos bairros do Malhado e Conquista, e a distribuição de cerca de 16 mil folhetos educativos no comércio central e nos principais pontos de semáforos da cidade.

O evento contou com a participação direta do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), coordenador do programa Ilhéus em Ação, que atuou diretamente na organização do maquinário utilizado durante o mutirão e de parcerias institucionais. O secretário Antônio Ocké lembra que a principal proposta da ação foi ampliar a conscientização da população para o risco das arboviroses, em virtude, principalmente, da chegada da alta temporada. “Em função disso, conseguimos promover um importante trabalho educativo. No entanto, também executamos atividades práticas, como a remoção de potenciais criadouros do Aedes em diversas localidades, como Malhado, Teotônio Vilela, Conquista e Nossa Senhora da Vitória”, completa.

O Mutirão de Combate ao Aedes aegypti resultou da união de esforços das secretarias municipais de Saúde (departamentos de Vigilância à Saúde e Atenção Básica), de Educação, Comunicação Social, Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Urbanismo e Infraestrutura, Transporte e Trânsito. A intervenção também contou com a participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), empresas de ônibus Viametro e São Miguel, supermercados GBarbosa, Itão, Jaciana, Boutique da Carne, Sacolão do Pontal e Meira.

Também de lojas maçônicas, clubes de serviços, Núcleo Regional de Saúde\Sul, Conselho Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, representantes das Forças Armadas e outros segmentos da sociedade organizada do município.

O diretor de Vigilância à Saúde da Prefeitura, Antônio Firmo, esclarece que as atividades do Mutirão de Combate ao Aedes aegypti foram agilizadas basicamente por três grupos de trabalho: combate direto ao vetor, com os agentes de controle de endemias, equipe de Ultra Baixo Volume (UBV) e operários do Programa “Ilhéus em Ação – Cidade de Todos”.

Cuidados – Segundo os especialistas, alguns cuidados devem ser tomados para fortalecer o combate ao Aedes aegypti, entre eles, cobrir caixas d’água, cisternas, poços, e evitar o entupimento de calhas; vedar com cimento os cacos de vidro porventura colocados nos muros e não deixar pneus expostos ao tempo, jamais permitindo o acúmulo de água.

E mais: usar cloro em piscinas, limpá-las com frequência e cobri-las quando não estiverem sendo usadas; limpar as bandejas externas de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado; esvaziar garrafas, latas e baldes e guardá-los em locais fechados; lavar os pratos de vasos de plantas, colocando areia até a borda; e evitar algumas plantas, como as bromélias, que acumulam água.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *