Prefeitura de Ilhéus já concluiu pagamento de pintura de mural artístico no centro da cidade

grande-painel-artistico-no-centro-de-ilheus-foto-gidelzo-silva-04-10-16-3

 

O centro urbano de Ilhéus ganhou, no mês de setembro, um grande painel artístico, no conhecido “paredão” da ladeira de acesso ao Hospital São José, na rua Bento Berilo, onde foi realizada pintura em homenagem aos trabalhadores da lavoura do cacau. O imenso mural, de cerca de 700 metros quadrados, já se tornou um cartão postal procurado por nativos e turistas para fotografias.

O pagamento da segunda parcela do trabalho, contratado pela Secretaria de Turismo e Esportes (Setur), já foi efetuado ao artista plástico Rildo Moreira, também conhecido como Rildo “Foge”. De acordo com o secretário da Fazenda, Raimundo Ferreira, a primeira parcela foi paga no dia 5 de agosto, e a segunda, no dia 11 deste mês, ambas no valor de 25 mil reais.

O secretário de Turismo e Esporte, Josenaldo Cerqueira, salienta que a confecção do mural no paredão da Bento Berilo teve também a proposta de valorizar os artistas do município. “Além disso, evidentemente, aquela obra de arte também contribui para o embelezamento do centro comercial da nossa cidade”, afirma o titular da Setur.

Na opinião do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Antônio Vieira, o mural urbano é uma intervenção interessante e segue uma tendência das cidades modernas de fazer painéis artísticos em espaços públicos. “Possibilita a integração da arte e dos artistas com a cidade; o que chamamos de arte urbana. É muito importante do ponto de vista cultural”, avalia.

Aerografia – A obra, que tem sido contemplada por ilheenses e turistas, deu ao centro histórico um aspecto colorido e artístico, em virtude da arte visual a céu aberto. Autodidata e natural de Ilhéus, Rildo Moreira, 35 anos, utiliza a técnica da aerografia, espécie de pintura semelhante ao grafite, a base de esmalte sintético. O trabalho durou pouco mais de dois meses para ser concluído, devido ao período de chuvas, e foi executado com o auxílio dos artistas plásticos Sânio Moreira e Luciano Maciel (Pipoca). Há cerca de 15 anos, Moreira está dedicado à cena cultural. Entre suas intervenções artísticas, destaca-se a pintura de um mural que retrata cenas da Bahia antiga, em uma parede da loja Alumicel, na rua Martins Tourinho, na Cidade Baixa, em Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *