Ilhéus comemora dia do Samba nessa quarta

A Secretaria de Cultura de Ilhéus promove nesta quarta-feira, dia 21, a partir das 17h, na Praça Castro Alves, no centro, shows em homenagem aos cem anos do samba, comemorado em 2 de dezembro. As apresentações musicais, que já se repetiram nos últimos dois anos para lembrar a data, ficarão por conta de grupos locais, como Samba Light, Samba de treita, Tudo a ver, entre outras atrações.

O projeto tem como objetivo manter viva a tradição do samba no município e estimular os grupos de sambistas, além de dar opção de lazer para os ilheenses e turistas. O secretário de Cultura, Paulo Atto, afirma que Ilhéus sempre teve uma grande tradição no samba, e cita como exemplo agremiações como a Verde e Branco do Malhado, a Vermelho e Branco do Outeiro, a Vila Isabel da Conquista, entre outras, que garantiam a alegria do público em antigos carnavais.

Atto ainda destaca a importância da influência africana no samba brasileiro. “Os terreiros de candomblé, até os dias de hoje mantêm a tradição do samba de roda e que ainda existem clubes de samba em pleno funcionamento na cidade”, finaliza o secretário. Dia Nacional do Samba – Foi instituído pela Câmara de Vereadores de Salvador, em 1940, foi parte das homenagens ao compositor Ary Barroso, que um ano antes lançara Aquarela do Brasil, a música mais conhecida, executada e regravada fora do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *