Ilhéus participa do Dia Nacional de Combate ao Mosquito

mutirao-contra-o-aedes-aegyptirealizado-em-ilheus_foto-gidelzo-silva5

 

O município de Ilhéus desenvolve atividades de apoio ao Dia Nacional de Combate ao Mosquito, promovido pelo Governo Federal, neste dia 2 de dezembro. Antecipadamente, foi realizado um Mutirão Interinstitucional contra Arboviroses, nos dias 11 e 12 de novembro, sob a coordenação do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá). Ele explica que desde novembro, o governo municipal promove mutirões de limpeza às sextas-feiras e aos sábados, no sentido de combater e evitar a proliferação do mosquito aedes aegypt.

 

Coordenador do programa Ilhéus em Ação, o vice-prefeito informa que, nesta sexta-feira, serão realizadas atividades de recolhimento de lixo e entulho em diversos pontos da cidade, contando com o empenho de diversas secretarias municipais, como Saúde, Educação, Serviços Urbanos, de Infraestrutura, Desenvolvimento Social, de Relações Institucionais, entre outras, e a colaboração de empresários proprietários de caçambas e equipamentos. Ele afirma esta ação especial acontecerá, às sextas e aos sábados, até o fim do ano.

 

Por sua vez, o diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Antônio Luiz Firmo, confirmou o apoio do município aos soldados da 18ª. Circunscrição de Serviço Militar (CSM), em transportes e material educativo, para as atividades de sensibilização e mobilização que os militares desenvolverão nas Escolas Municipais da Princesa Isabel e no Instituto Municipal de Eusínio Lavigne (IME).

 

LIRA – Antonio Firmo também confirma que a Secretaria de Saúde está adotando providências para realizar o Levantamento Rápido do Aedes Aegypt (LIRAa), a ser efetuado pelos agentes de Controle  de Endemias, com o apoio do Núcleo de Saúde Sul, na segunda semana de dezembro. No Mutirão de Combate a arboviroses (Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya), realizado em novembro, foi possível o recolhimento de 17 ‘caçambas’ de lixo e entulho nos bairros do Malhado e Conquista, e a distribuição de cerca de 16 mil folhetos educativos no comércio central e nos principais pontos de semáforos da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *