Para dar aumento, governo diz que fez exigências às empresas de ônibus

Uma série de medidas para melhorar o sistema de transporte coletivo de Ilhéus foi apresentada como exigência para a concessão do reajuste da tarifa autorizado pelo Poder Executivo, a partir do próximo dia 30 de dezembro. Como define o decreto número 77/2016, publicado no Diário Oficial do Município, o governo ilheense determinou que as empresas Viação São Miguel e Viametro Transportes Urbanos adotem medidas emergenciais no sentido de aprimorar as condições de acessibilidade para os usuários que utilizam os elevadores para cadeirantes, a regularidade das linhas que servem à população da zona rural, a eficiência do serviço “Transporte Cidadão”, entre outras.

Após ouvir o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (Comutran), o Poder Executivo autorizou o reajuste da tarifa única do transporte coletivo de R$ 2,80 para R$ 3,10. O reajuste na ordem de 30 centavos equivale a 10,7 por cento do valor atual da passagem de ônibus. A medida vale tanto para os moradores da cidade como para os distritos, em que pesem a maior distância e as condições de trafegabilidade para as localidades do interior de Ilhéus.

O reajuste está previsto no contrato de concessão do serviço de transporte coletivo, a fim de repor a taxa da inflação e o aumento dos custos das empresas com salários, combustíveis e peças de reposição dos 130 veículos que compõem a frota. Nesse sentido, as planilhas das concessionárias foram analisadas por técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra).

 

Painel Eletrônico – No parecer em que referenda o reajuste, o Comutran pediu também a atualização e cadastramento de pessoas com deficiência física para aquisição de passe livre e a adoção de um serviço de fiscalização permanente do transporte coletivo por parte da Prefeitura, o retorno – aos sábados e domingos – da linha Nova Brasília com veículos adaptados para cadeirantes, auditoria dos horários nos pontos de partida e o regular funcionamento de painel eletrônico instalado no Terminal Rodoviário Urbano, localizado no centro da cidade.

 

Nos últimos quatro anos, o governo municipal adotou providências para a melhoria do sistema, como a construção e instalação da sala de descanso para motoristas e cobradores, implantação de GPS nos ônibus a fim de aprimorar a fiscalização e a renovação da frota, inclusive com um modelo específico destinado à zona rural. Por outro lado, a Superintendência Municipal de Trânsito aplicou cerca de 100 multas às empresas do sistema, ao longo do ano, por descumprimento de horários e irregularidades constatadas em alguns veículos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *