Primeiro OTAMBÍ de Verão será no dia 4 de fevereiro com show da Orquestra Gongombira e Samba de Treita

 

 

Para iniciar os festejos no mês do carnaval, o primeiro OTAMBÍ de Verão será realizado no dia 4 de fevereiro, sábado, a partir das 20 horas, no Espaço Cultural Dilazenze, localizado na Av Brasil, Alto da Conquista. O show é gratuito e a animação ficará por conta da Orquestra Gongombira e do grupo convidado Samba de Treita. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Marinho Rodrigues, coordenador geral do projeto, acredita que, como nos anos anteriores os OTAMBÍs de Verão sempre contaram com um público expressivo, dessa vez não será diferente. “Esperamos, em média, 200 pessoas por sábado para assistir aos shows da Orquestra Gongombira e dos artistas e grupos convidados. Queremos fazer do OTAMBÍ de Verão uma opção de diversão e lazer para os ilheenses e também turistas que nos visitam durante a alta estação”, destaca Marinho.

A Orquestra Afro Gongombira de Percussão foi fundada em 2004, em Ilhéus, e nasceu da dissidência do bloco afro Dilazenze e da união de músicos percussionistas do Terreiro Matamba Tombenci Neto e do próprio Dilazenze, com o objetivo de resgatar, preservar e valorizar uma importante vertente da música afro-brasileira. O grupo Samba de Treita foi fundado em de 1996, no terreiro de candomblé, em Ilhéus, e carrega a missão de valorizar e resgatar a tradição do samba de roda, o verdadeiro samba de terreiro. É liderado pela Ekedy Silvandira Caldeira e possui um CD e DVD gravados.

OTAMBÍ, sigla que abrevia a Orquestra de Tambores Mãe Ilza, foi criado em 2010 e, desde então, faz parte do calendário do verão ilheense. Esse ano, as atividades terão uma duração de três meses, dividida em três etapas: fevereiro, o mês do carnaval; março, o mês da mulher e abril, o mês da dança.  A programação do OTAMBÍ 2017 conta uma série de atividades que vão de oficinas, exibição de filmes na Praça Dona Roxa, todas as sextas, a partir das 18 hroas, a shows gratuitos com a Orquestra Gongombira e artistas convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *