Ilhéus realiza celebrações em homenagem a Iemanjá

A tradicional festa de Iemanjá em Ilhéus reúne adeptos de várias religiões, além de populares, em dois pontos do litoral da cidade, nesta quinta-feira, 2 de fevereiro. Na Praia do Marciano, no Bairro do Malhado, zona norte, e na Praia da Maramata, ao pé do Morro de Pernambuco, na zona sul. A movimentação começa pela manhã, com bênçãos e samba de roda, mas a saída dos cortejos com as oferendas à ‘rainha do mar’ acontece à tarde.

As comemorações populares do dia 2 de fevereiro são promovidas conjuntamente por organizações comunitárias e a Secretaria de Turismo e Esportes (Setur). Este ano, a Prefeitura tomou iniciativas de valorização da festa. Uma delas foi a restauração da escultura da Sereia, criada pelo artista plástico ilheense, Goca Moreno, instalada na Praia do Marciano, onde se concentra a saudação a Iemanjá.

Em outra iniciativa, também no Marciano, a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) realizou uma operação de limpeza total da praia e do espaço de entretenimento da Avenida Litorânea Norte. Essa ação integra a campanha Cidade Limpa, que tem intensificado a limpeza de toda a orla, nesta temporada de verão, quando o fluxo de banhistas cresce bastante em direção às praias.

Programação – A festa de Iemanjá, na Praia do Malhado, acontece sob a coordenação do Terreiro de Mãe Carmosina, com alvorada, logo ao amanhecer.  Às 9 horas, haverá bênçãos aos visitantes na Pedra da Sereia e, às 14 horas, dá-se início aos trabalhos afro-religiosos. A saída da procissão com a imagem centenária de Iemanjá está prevista para às 14h30min. Em seguida, haverá a entrega das oferendas com procissão marítima. As comemorações prosseguem com festa de largo e samba de roda até às 22h30min.

Na Praia da Maramata, no bairro Pontal, zona sul, os festejos são coordenados pelo terreiro de Mãe Laura e também começam com alvorada de fogos. A partir das 8 horas, haverá saudação a Iemanjá. O samba de roda anima o público às 12h30min. A saída do cortejo marítimo para entrega de oferendas está marcado para às 17 horas. Depois, mais samba de roda até a festa acabar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *