Ilhéus lança Projeto Semente de Cidadania para pessoa com deficiência

 

A Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Instituto Global Brasil, lança neste sábado, 6 de maio, das 7 às 11 horas, o “Projeto Semente de Cidadania”, com o objetivo de oferecer atividades esportivas e de lazer para pessoa com deficiência. O lançamento será realizado na Cabana Guarani, Praia do Sul, na Rodovia Ilhéus – Olivença, durante um café da manhã com palestra motivacional, ministrada pela professora da Universidade Estadual de Santa Cruz, (UESC), Joslei Viana, PHD em Educação Especial, além de atividades de alongamento e iniciação da prática esportiva de bodyboarding, stand up, surf, slackline.

O “Projeto Semente de Cidadania” terá a presença do campeão baiano de bodyboarding, Lucas Rodrigues, e do técnico da seleção brasileira de surf amador, Gabriel Macedo. Na sua primeira edição, monitores capacitados do Instituto Global, voluntários da Apae e estudantes do curso de Educação Física da UESC darão suporte às ações. Os participantes terão total segurança, com salva–vidas, camisas de proteção e distribuição de filtro solar.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, é importante garantir um aprendizado seguro e responsável, aprimorar de forma integral os aspectos físicos, emocionais e sociais  das pessoas com deficiência. “Todos têm direito ao esporte e lazer, é uma forma de trabalhar a superação, independência e aumentar a autoestima dos praticantes e seus familiares, além de sensibilizar a sociedade para a causa das pessoas com deficiência”, afirma.

O presidente do Instituto Global, Victor Kruschewsky, ressalta que o principal objetivo é promover a inclusão social no ambiente da praia com a presença dos alunos, familiares, amigos e voluntários, além de oferecer suporte para os familiares através de palestras. “É importante lutarmos pela inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a natureza”.

Instituto Global: Existe há dez anos e já promoveu diversas ações como limpeza de praia, doação de sangue, competições esportivas em nível regional, estadual e nacional, além de plantio de árvores e palestras educativas. O instituto tem como missão promover a educação, cidadania, saúde, o esporte, desenvolvimento social, sustentabilidade e turismo para os diversos setores da sociedade.

O projeto tem parceria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ilhéus (APAE), Centro de Referência à Inclusão Escolar de Ilhéus (CRIE), Associação dos Deficientes Físicos de Ilhéus (ADEFI), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), demais associações e entidades do município.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *