Inscrições para o ENEM 2017 começam na segunda-feira (8)

Começam na segunda-feira, 8 de maio, as inscrições para mais uma edição do maior exame educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O prazo segue até o dia 19 seguinte, exclusivamente pela internet.

Diferentemente das outras edições, que basicamente seguiam os padrões dos exames anteriores, o Enem 2017 contará com novidades nos processos de inscrição e aplicação das provas, principalmente. Confira:

Inscrições

Uma delas diz respeito ao valor da taxa de inscrição, que subiu de R$ 68 para R$ 82 e foi alvo de reclamações e piada de estudantes nas redes sociais. O pagamento deve ser realizado até 24 de maio, em qualquer agência bancária, em lotéricas ou nos Correios

No processo de requerimento de isenção, a autodeclaração de renda deixa de ser aceita. Além disso, os beneficiados com a gratuidade que não comparecerem às provas e nem apresentarem justificativas sobre sua ausência não poderão solicitar o benefício na próxima edição.

O atendimento especializado também passará a ser solicitado no ato da inscrição, mediante envio da documentação comprobatória.

Provas

Os dias de aplicação das provas também sofreram alterações, conforme resultado da Consulta Pública. Desta vez, o exame será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana como aconteceu até o ano passado.

No primeiro, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para produzir a redação e responder 90 questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

O domingo seguinte será reservado para as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Os participantes terão 4 horas e 30 minutos para responder outras 90 questões.

Nesta edição, as provas e folhas de respostas serão personalizadas com a identificação do nome e número de inscrição dos candidatos e os estudantes surdos ou com alguma deficiência auditiva contarão com tradutores especializados em língua brasileira de sinais (Libras).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *