Senador Romário vai chamar funkeiros para discutir proposta que criminaliza o funk no Brasil

 

O senador Romário (PSB-RJ) vai convidar alguns dos principais nomes do funk no Brasil para participar de uma audiência no Senado Federal em que será discutida a criminalização do ritmo musical.

 Na lista estão Anitta, Valesca Popozuda, Tati Quebra Barraco, Mc Marcinho, Mc Koringa, Bochecha, além de Cidinho e Doca, compositores do Rap da Felicidade, e de MC Bob Rum compositor do Rap do Silva.

A proposta que criminaliza o funk está sendo analisada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal. Relator do texto, Romário deixou claro que é contra a medida. “Eu, como um carioca nato e um eterno funkeiro, sou totalmente contra essa proposta. Além de ser inconstitucional, por atentar contra a liberdade de expressão, o funk tira pessoas do desemprego, gera renda e movimenta a economia”, afirmou.

No Twitter, Anitta já havia se manifestado contra a proposta. “O funk gera trabalho, gera renda para tanta gente”, escreveu. Sobre as críticas ao conteúdos das letras, a cantora disse que se os compositores de funk tivessem acesso à educação de melhor qualidade, a realidade seria diferente. “Se o conteúdo das letras ou das festas não agradam é porque cresceram vendo e vivendo aquilo que cantam”, afirmou.

Romário também quer convidar para audiências o doutor em Antropologia Social Hermano Vianna, autor do livro O mundo funk carioca, a antropóloga Mylene Mizrahi, autora do livro A estética funk carioca, e a produtora de eventos Carol Sampaio.

Huff Post Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *