Equipe do Proerd participa de sessão da Câmara de Ilhéus

 

A pedido do vereador César Porto, uma equipe da Polícia Militar, representada pela Capitã PM Elaine e pela Cabo PM Márcia Regina, participou da sessão da quarta-feira (16) para apresentar o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD – programa institucional da Polícia Militar da Bahia, que através do trabalho de prevenção, a partir de aulas nas escolas, leva às crianças e adolescentes, ensinamentos sobre o enfrentamento às drogas e a violência.

O Programa tem caráter social e é uma versão brasileira de um programa norte-americano, surgido em 1983. Seu objetivo é tratar de temas relativos à segurança pessoal, bem como orientar os alunos sobre as escolhas e consequências dos atos e funciona através da união entre escola, família e Polícia Militar.

As aulas acontecem uma vez por semana, duram entre 30 e 50 minutos, de acordo com a série em que o aluno está e duram cerca de três a quatros meses. As aulas são ministradas por policial militar fardado, previamente capacitado para gerir o funcionamento do programa, que atua como um educador social criando a ligação entre a PM e a comunidade. Atualmente, já foram atendidas mais de 8000 crianças e adolescentes, desde a implantação do programa em Ilhéus.

Através de eixos que são pautados na idade e na série em que o jovem está, o Proerd oferta informações sobre como agir caso um familiar passe mal, quais números de telefones ligar em caso de emergência, importância de obedecer as leis de trânsito, produtos que podem ser consumidos, como lidar com sentimentos como a raiva, como permanecer em casa em segurança, saber como reagir ao bullying, e o uso de drogas lícitas e ilícitas e como resistir à pressão dos colegas que ofertam essas drogas.

Através da informação e conhecimento as crianças aprendam a lidar com as situações que os cercam no cotidiano, repassando a informação aos pais e criando um vínculo com a escola e a PM. Ao final de cada curso, as crianças participam de uma formatura, recebem medalhas e certificado e os que conseguem se destacar através da atividade final ganham prêmios. As escolas interessadas em receber a equipe do Proerd podem procurar a Companhia Independente de Policia Militar da área onde atuam.

Os vereadores Ivo Evangelista, Pastor Matos, Luiz Carlos ‘Escuta’, Makrisi Sá e Juarez Barbosa aproveitaram a oportunidade para parabenizar a iniciativa. Eles acreditam que o programa é de extrema importância para o combate às drogas e que devem ser apoiadas por toda sociedade.

Para o vereador César Porto, policial militar há 27 anos, “o Proerd é uma ferramenta de grande serventia para a nossa sociedade, principalmente para as áreas mais carentes onde a violência e o consumo de drogas imperam”. Segundo ele, “venho de uma família humilde, sou da periferia e já vi inúmeros filhos de amigos e vizinhos sendo morrendo por conta de drogas, se o Proerd já existisse há mais tempo, não existiriam tantas vidas ceifadas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *