PM vai instalar base no Condomínio Sol e Mar, na zona sul

Um dos assuntos discutidos durante a reunião de instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal GGI-M, ocorrida ontem, 22, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, foi a necessidade de uma atuação interinstitucional nos condomínios residenciais do programa Minha Casa Minha Vida que estão originando a formação de novos aglomerados urbanos. Na oportunidade, o comandante da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Joeudo Pinheiro, comunicou que uma base da corporação será instalada no Condomínio Sol e Mar I e II, recentemente inaugurado, com mais de duas mil unidades residenciais.

A Zona Sul de Ilhéus, com forte potencial turístico, concentra cerca de 40 por cento da população urbana do Município e apresenta considerável índice de expansão. A construção dos condomínios populares Sol e Mar I e Sol e Mar II, do MCMV atraiu milhares de famílias para a ocupação dos 2.120 novos apartamentos, localizados à margem da Rodovia BA-251, Ilhéus-Buerarema, entre o Bairro Nossa Senhora das Vitórias e o povoado de Couto, cujo trecho ganhou pavimentação asfáltica e nova linha na área do transporte coletivo.

Nesse vetor de expansão da área urbana observa-se a necessidade de promoção de políticas públicas com a finalidade de melhorar a infraestrutura do local. Essas variáveis também foram debatidas durante a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, presidida pelo prefeito Mário Alexandre, com a participação de representantes de todos os órgãos e instituições envolvidos na política de segurança pública.

O major Joeudo Pinheiro também adiantou que, através de um trabalho conjunto com a secretaria de Educação, foi reivindicada uma unidade da Ronda Escolar para o município, o que deve ser autorizado pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão. Por sua vez, a secretária Eliane Oliveira disse que o surgimento do novo bairro demanda a construção de unidades escolares e creche, que deveriam ter sido planejadas por ocasião da construção dos condomínios.

“Para atender a essa demanda, o município teve que investir em transporte escolar e alocar os estudantes residentes nos condomínios Sol e Mar I e II em unidades escolares das localidades de Couto e Santo Antonio”, explicou a secretária de Educação. Ela acrescentou que a Seduc integra projetos e campanhas de combate à violência ao lado de outras instituições públicas, a exemplo do Projeto Proerd, voltado à zona rural, e a campanha Ilhéus sem Violência é Bem Melhor.

Além disso, as autoridades discutiram outras medidas para a humanização do bairro, como a elaboração de projetos para a construção ou instalação de equipamentos esportivos e de caráter cultural que promovam o entretenimento para a juventude. “Essa localidade necessita de uma atenção maior, seja na área de segurança e também na social”, enfatizou o comandante da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar, major Joeudo Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *