Projeto Informar para não afogar, agora vai à Praia do Norte

 

Mais uma edição do projeto “Informar para não afogar” será realizada no próximo domingo, dia 3 de setembro, a partir das 8 horas, desta vez na Praia do Norte. A iniciativa, promovida pelo Corpo de Salva Vidas – vinculado à Secretaria de Administração, tem a finalidade de conscientizar a população e turistas sobre os riscos de afogamento durante o banho de mar.

No início deste mês, a ação foi realizada na Praia do Sul. Agora, a campanha será realizada a partir do bangalô North Shore, no início da orla norte da cidade. Na oportunidade, os banhistas ouvem palestras que abordam os índices de afogamentos e medidas de prevenção e participam de atividades práticas como primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático.

Segundo Domingos Madureira, integrante do grupo de Salva-Vidas do Município e idealizador do projeto, a iniciativa acontecerá durante o Circuito Davi Mendes de Surf, evento que deverá atrair inúmeros banhistas ao local. Ele explica que o projeto está à disposição de outras localidades. Para isso, os interessados devem procurar a base do corpo de Salva Vidas, na Avenida Soares Lopes, centro da cidade.

O município de Ilhéus possui a maior extensão de litoral do Estado da Bahia. De acordo com Madureira, iniciativas como esta têm contribuído para a redução do índice de afogamentos no litoral do município, além de proporcionar maior aproximação do corpo de Salva Vidas com a comunidade.

Orientações – Durante a execução do projeto, os banhistas são orientados sobre a definição e tipos de afogamento, mecanismo da lesão, técnicas de suporte básico de vida em afogamento, resgate aquático com prancha de surf, além de medidas de prevenção, como: evitar tomar banho em área não supervisionada; não ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas antes de tomar banho; obedecer à sinalização nas praias; evitar tomar banho de mar sozinho; manter 100% de atenção às crianças, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *