Segunda dose da vacina Influenza e HPV disponível para crianças

De acordo com dados da secretaria municipal de Saúde (Sesau) de Ilhéus, cerca de 2.460 mil crianças maiores de 6 meses e menores de 9 anos, ainda precisam receber a segunda dose da vacina influenza trivalente contra gripe. Desde que foi iniciada no dia 17 de abril, a campanha, apesar de toda infraestrutura e divulgação montados pela Sesau, não atingiu a meta de vacinação estipulada em 12.315 mil doses.

A orientação da Sesau é para que a população procure o posto de saúde mais próximo a fim de receber orientações ou atualizar a vacina, seguindo orientações de agendamentos descritas no cartão de vacinação da criança. A secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, acredita que a pouca procura por esta imunização se deve ao fato de que este ano não foi registrado nenhum caso grave da gripe e, portanto, a população tranquilizou-se, esquecendo dos riscos da Influenza. “Vale lembrar que a vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza”, explicou a secretária.

Influenza e HPV – Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus do tipo A é o responsável pelas grandes pandemias e, dentre os subtipos existentes – os A(H1N1) e A(H3N2) – circulam atualmente em humanos.

Segundo a coordenadora da rede de frios da Sesau, Valquíria Cardeal, o papiloma vírus humano (HPV), pode provocar câncer de colo do útero e que a vacina protege contra os tipos mais frequentes do vírus. Ela disse ainda que além de vacinar “as meninas de 9 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, os meninos também estão sendo vacinados neste novo calendário. Em 2020, a faixa etária dos meninos será ampliada”, destacou a coordenadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *