TRE-BA intensifica atendimento evitando cancelamento de títulos

 

 

Em comemoração aos seus 85 anos de fundação, a sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) será transferida por três dias para Ilhéus. Durante o período, entre os dias 2 e 4 de agosto, a Corte Eleitoral baiana deverá acompanhar de perto o trabalho de recadastramento biométrico dos mais de 134 mil eleitores da cidade. A intenção é evitar o cancelamento do título de 103.175 cidadãos, que ainda não realizaram o procedimento no município.

De acordo com o presidente do Regional, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, a meta é biometrizar todo o eleitorado de Ilhéus até 31 de janeiro de 2018. “O prazo parece extenso, mas não é. Nós estamos sempre alertando sobre o recesso do judiciário, que acontece já em 20 de dezembro, e também sobre os prejuízos decorrentes do cancelamento do título, a exemplo da suspensão do Bolsa Família”, afirmou. Para Rotondano, o número de eleitores biometrizados em Ilhéus ainda está muito aquém do desejado. “Nós não queremos prejudicar o eleitor, mas apenas alertar sobre a importância de o cidadão comparecer, o quanto antes, ao cartório eleitoral”, completou.

Atendimento – Os eleitores de Ilhéus podem fazer o recadastramento biométrico, de segunda a sexta-feira, no Fórum Eleitoral da cidade (das 8h às 18h), localizado na Avenida Governador Roberto Santos, S/N – Esperança; na Biblioteca Pública (das 8h às 18h); ou no posto da Justiça Eleitoral no SAC (das 7h30 às 15h30). Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio dos números (73) 3634-5074 / 3596.

Transferência de sede – Durante o período em que Ilhéus permanecer sede do TRE baiano, a Corte Eleitoral terá diversos compromissos na região. Conforme agenda, a solenidade em comemoração aos 85 anos da instalação da Justiça Eleitoral na Bahia acontece na quarta-feira (2/8), a partir das 17h30, no Teatro Municipal de Ilhéus. O espaço foi gentilmente cedido pela gestão municipal da cidade. O evento será seguido de sessão de julgamento. Na pauta, processos da capital (Salvador), além de ações oriundas dos municípios de Ilhéus, Iraquara, Jussari, Itapebi, Ipiaú, Ibirataia, Pau Brasil, Itabuna, Ibirapitanga, Itacaré, Gongogi, Itajuípe e Aurelino Leal.

Confira pauta da sessão itinerante de julgamento

Estão previstas também solenidades para assinatura de convênios com as gestões municipais de Itabuna e Ilhéus. Em Itabuna, a cerimônia ocorrerá às 10h30 da quinta-feira (3/8), no auditório da FTC (Praça José Bastos, 33, Centro).

Já na sexta-feira (4/8), às 11h, será assinado convênio com a Prefeitura de Ilhéus. O evento ocorrerá no auditório do Centro Administrativo da cidade (Avenida Brasil, bairro Conquista). As parcerias com os municípios contribuirão para o trabalho de recadastramento biométrico dos eleitores das respectivas zonas eleitorais.

Também na sexta-feira (4/8), é prevista a participação dos juízes membros da Corte Eleitoral baiana de aula magna na Faculdade de Ilhéus. A Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE/BA) integrará a programação do evento.

Dados da biometria em Ilhéus

Eleitorado: 134.509

Zonas eleitorais: 25ª e 26ª

Biometrizados: 31.334 (23,29%)

Irregulares: 103.175

Prazo: 31 de janeiro de 2018

Recesso do Judiciário: 20 de dezembro até 6 de janeiro

Locais de atendimento:

 

Fórum Eleitoral da cidade (das 8h às 18h)

Biblioteca Pública (das 8h às 18h)

SAC (das 7h30 às 15h30)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *