Casos de malária voltam a crescer no Brasil

Outubro 10, 2017 Sem comentários »

O número de casos de malária voltou a crescer de forma preocupante no País, depois de anos de queda. Os dados são do ministério da Saúde. Segundo a pasta, até julho deste ano, 88.757 pacientes foram contabilizados com a doença, 28% a mais do que o registrado no mesmo período de 2016.

Especialistas atribuem o aumento a uma piora na organização do sistema de prevenção e combate à doença. No último ano, a área do Ministério da Saúde que atuava nesse sentido sofreu profundas alterações – entre elas, a fusão do departamento de malária com o de dengue e a substituição de técnicos.

A pasta atribui a expansão da malária às condições climáticas e ao próprio ciclo da doença. O professor da Universidade de Brasília, Pedro Tauil, no entanto, discorda desse argumento. “Não houve uma mudança significativa do clima no último ano que explicasse esse avanço”, disse ele, que acompanha há anos as estratégias de prevenção à doença . “Além disso, o País assistiu nos últimos anos a uma queda constante de casos da malária”, completou.  Para o professor, a  redução de casos identificada até 2016 afasta a hipótese de que o aumento atual esteja associado a um eventual ciclo da doença. “O que ocorreu foi uma perda do prestígio político desse tema.”

 

O Estadão

Assunto Relacionado

Comente