Ibametro fará inspeção na frota de táxis em Ilhéus

Toda a frota de táxis de Ilhéus passará por inspeção obrigatória a ser feita por técnicos do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro). A verificação dos taxímetros acontecerá entre os dias de 6 a 10, 13 e 14 de novembro, das 8 às 12 e das 13h30min às 16 horas, na avenida Soares Lopes, nas imediações do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães. Atualmente, existem no município 363 táxis regularizados.

O trabalho terá apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Transito (Sutran), vinculada à secretaria de Infraestrutura.  De acordo com o Ibametro, no ato de inspeção, os taxistas devem apresentar o último certificado de verificação do taxímetro.

O não cumprimento do procedimento ou a falta de justificativa até a data marcada pode causar aplicação de penalidades previstas na legislação em vigor, a exemplo de notificação e multas. A verificação tem caráter obrigatório, conforme portaria número 201, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Durante a inspeção, serão observadas a integridade do selo lacre que impede o acesso a regulagem do aparelho e a existência do selo-marca de verificação subsequente do Inmetro que indica a validade da última aferição do Ibametro. O funcionamento correto do taxímetro permite o controle preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo usuário do táxi.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *