Ilhéus marca presença na Caravana Respeita as Mina em Itabuna

 

A Caravana Respeita as Mina, de enfrentamento à violência contra as mulheres, passou por Itabuna, no sul da Bahia, na última sexta-feira (29). O município foi o 11º a receber a caravana este ano, uma ação itinerante da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres em parceria com o Instituto Avon, com apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).

A equipe do Centro de Referência à Mulher (CRAM) esteve presente no evento. “Ressaltamos o compromisso do prefeito Mário Alexandre e da secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão com ações e políticas públicas para o combate à violência contra a mulher”, destaca Edlena Vaz, coordenadora do programa.

A Caravana faz parte da campanha Respeita as Mina, lançada pelo Governo da Bahia. Quatrocentos estudantes do Colégio Modelo do município participaram de uma oficina de sensibilização voltada para a juventude. Outras três oficinas de capacitação foram realizadas tendo como público alvo representantes da sociedade civil, rede de atenção à mulher e rede de segurança.

Nesta edição da caravana foi lançado o projeto Respeita as Mina – Litoral Sul, fruto de Emenda Parlamentar, e também foram assinados o Termo de Cooperação Técnica, entre a SPM-BA e o Ministério Público da Bahia, e o Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, firmado com 13 municípios da região.

Na cerimônia de abertura do evento, o grupo de teatro Rosas pela Democracia arrancou risos da plateia formada por autoridades, representantes da sociedade civil, estudantes e povos indígenas. De forma lúdica e bem humorada, o grupo abordou o machismo e suas consequências e conclamou a todos a denunciar os casos de violência contra as mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *