Campanha Novembro Azul amplia atendimento aos homens nos postos

A secretaria de Saúde (Sesau) do Município de Ilhéus está promovendo diversas ações, em todas as unidades de atendimento ao público, em torno da campanha “Novembro Azul”, cujo objetivo é sensibilizar a população masculina, a partir dos 50 anos, a realizar exame do câncer de próstata. No Brasil, esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Denominada “Novembro azul cabra macho sim senhor”, a campanha proporciona ações de prevenção, marcação de exames de PSA (Prostate-specific Antigen ou antígeno específico da próstata), além de encaminhamento do paciente para consulta ao urologista. A força tarefa é encabeçada por enfermeiras e servidores públicos nos postos de saúde em todo o município.

Segundo a coordenadora do Departamento da Atenção Básica da Sesau, Cláudia Patrício, “a empreitada é gratificante, já que sabemos que existem homens com resistência de ir ao médico para o exame de próstata, mas temos alcançado resultados antes inimagináveis”. Por sua vez, a secretária de Saúde, Elizângela Oliveira, parabenizou o esforço empreendido pelos servidores envolvidos na missão, e afirmou que “ações como essa fazem toda diferença nos cuidados e no combate diário ao câncer de próstata”.

Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre reafirmou seu compromisso com a saúde do povo de Ilhéus. “Queremos melhorar o atendimento, tornando-o mais digno e humanizado”, disse. Mário Alexandre ressaltou ainda a importância dos homens fazerem exames regularmente, “pois a melhor forma de se cuidar é justamente se prevenindo”.

A campanha prossegue até o final do mês de novembro, com o objetivo de conscientizar os homens quanto à necessidade de prevenção e importância do exame, que verifica a dosagem do PSA, substância no sangue produzido pela próstata. Homens com idade igual ou superior a 55 anos são, geralmente, os mais atingidos pela doença. No entanto, a partir dos 40 anos, as pessoas devem se prevenir com a realização de exames regulares.

O que é – A próstata faz parte do aparelho reprodutor masculino e sua principal função é produzir parte do líquido que forma o sêmen ou esperma. Esse líquido é produzido por estruturas glandulares e possui propriedades que ajudam a nutriz e preservar a integridade dos espermatozoides.

Quanto maior a idade da pessoa, maior a chance de desenvolver o câncer de próstata. Histórico familiar em parentes de primeiro grau que já tiveram o problema e afrodescendentes têm maior probabilidade de contrair esse mal.

 

Secom Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *