No feriado, seis pessoas foram resgatadas em princípio de afogamentos

Durante os finais de semana e feriados, a procura pelas praias de Ilhéus aumenta significativamente e a quantidade de turistas que o município recebe, faz com que os riscos de afogamento aumentem nesse período. Por isso, o Corpo de Salva-vidas, vinculado à Secretaria de Administração (Seadim), vem reforçando a segurança no litoral, com ações de prevenção contra afogamentos. No último feriado prolongado, a exemplo do Dia de Finados, uma Operação Especial de Fiscalização ocorreu nas praias com a ampliação da carga horária das equipes e o restabelecimento dos postos rondantes.

De acordo com o coordenador do serviço, Alexandre Mendonça, o saldo desta ação foi muito positivo com poucas ocorrências, graças ao planejamento de trabalho. Segundo ele, mesmo com o movimento de praia intenso neste feriado prolongado, não houve vítimas fatais. “Registramos seis pessoas que foram resgatadas com vida. Foram princípios de afogamento na Praia do Cristo, onde uma criança de seis anos foi salva e também na Praia do Cururupe, onde um grupo de cinco pessoas foi resgatado pela dupla de salva-vidas”, disse.

Para o feriado do dia 15 de novembro – Proclamação da República -, Mendonça informa que a operação será semelhante ao feriado de finados. “De 15 à 19 de novembro, o período de fiscalização será das 9 às 17 horas, com 84 quilômetros de litoral, sendo o mais extenso da Bahia. Além disso, os banhistas contarão com uma patrulha equipada com motos, aumentando a área de controle, com circulação mais rápida em regiões mais distantes e menos frequentadas do litoral”, finaliza.

Preventivo – A campanha “Informar para não afogar”, vem ganhando, ao longo dos anos, adesão dos banhistas que frequentam as praias do Norte e Sul. A iniciativa é promovida pelo Corpo de Salva Vidas e tem a finalidade de conscientizar a população e turistas sobre os riscos de afogamento durante o banho de mar. Na prática, os banhistas ouvem palestras que abordam os índices de afogamentos e medidas de prevenção e participam de atividades práticas como primeiros socorros e técnicas de salvamento aquático.

Atualmente, Ilhéus possui 23 postos fixos com duplas de salva-vidas fiscalizando desde a praia de Mamoan à Águas de Olivença.

 

Secom Ilhéus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *