Prefeitura de Ilhéus promove capacitação para o Programa Criança Feliz

Através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social (SDS), a Prefeitura de Ilhéus realiza atividades de capacitação para os educadores sociais que vão atuar no Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, que, nessa fase inicial, vai contemplar 500 integrantes do Bolsa Família na cidade. O treinamento acontece de hoje (8) a sexta-feira (10), no auditório do Centro Administrativo do Município.

O Programa, coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, foi lançado em 2016, tendo como fundamento a Lei no 13.257, de 8 de março de 2016 – Marco Legal da Primeira Infância, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é implementar ações no campo das políticas públicas para o apoio às famílias no exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, na primeira fase, serão atendidas 500 famílias cadastradas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) instalados nos Bairros Nossa Senhora das Vitórias, na Zona Norte/Jardim Savoia e no Teotônio Vilela, cujas crianças, de zero a três anos de idade, estejam em situação de vulnerabilidade de risco. Após a capacitação, os visitadores farão o cadastramento das famílias, o que deve ocorrer até o final deste mês.

O trabalho dos educadores sociais tem como base o manual de Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC), elaborado pelo UNICE, através de articulações das políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes, dentre outras.

O manual capacita os educadores “a identificar a interação entre a criança e um familiar ou outra pessoa – o cuidador – que seja o responsável direto pela criança; orientar a família sobre atividades que fortalecem o relacionamento entre a criança e o seu cuidador, e sobre brincadeiras e atividades comunicativas que estimulam o crescimento e desenvolvimento saudável da criança.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *