Marão cancela carnaval

O Carnaval Cultural de Ilhéus, previsto para acontecer de 10 a  13 de fevereiro, está cancelado. O anúncio oficial foi feito há pouco, em Salvador, pelo prefeito Mário Alexandre, durante sua participação no evento “Internet para Todos”, do programa Cidade Digital, que contou com as presenças do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e do senador baiano Oto Alencar, na sede da União das Prefeituras da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia.

Apesar de reconhecer a importância da festa mais popular do Brasil para uma cidade com vocação turística como Ilhéus, o prefeito justificou a sua decisão considerando que o momento de crise nacional requer total responsabilidade e os “pés no chão” dos gestores municipais. Mário Alexandre disse que iniciou o ano de 2018 com o sequestro por parte da Receita Federal de 4 milhões e meio de reais dos cofres públicos, além da suspensão do repasse de recursos previsto do governo federal para os municípios.  “Diante disso e da necessidade de focar na melhoria da saúde, cuja meta do governo municipal é atingir por volta de 60 por cento de atenção básica ainda este ano, decidi pelo cancelamento do Carnaval”, falou aos jornalistas.

Durante o anúncio da sua decisão, o prefeito informou, entretanto, que a Prefeitura vai assegurar aos foliões que desejarem se divertir na avenida Soares Lopes – local onde seria realizada a festa – serviços que garantam a segurança da população, a exemplo da presença de equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran), Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Assistência Emergencial à saúde, dentre outros.

Mário Alexandre lembrou que durante o ano passado, mesmo diante da grave crise nacional sentida por todos os brasileiros, ainda foram possíveis importantes conquistas e realizações do governo municipal. Destacou o acordo que garantiu o reajuste dos servidores (congelado há mais de cinco anos), a execução de obras como pavimentação de ruas e requalificação de dez escolas municipais, aquisição de equipamentos para prefeitura, manutenção rigorosa dos serviços essenciais e a realização de grandes eventos que movimentaram o turismo – como o carnaval antecipado, festejos do aniversário de Ilhéus, além do maior réveillon popular do sul da Bahia.

“Terminamos o ano com o décimo terceiro salário pago rigorosamente em dia. Muitos municípios não conseguiram cumprir e sequer têm previsão de fazê-lo”, afirmou. Acabamos de contratar mais 20 médicos para melhorar o atendimento  à população. Estamos comprometidos e vamos  continuar fomentando o turismo de Ilhéus com realização e apoio de grandes eventos, resgatando os valores culturais e preservando as tradições da nossa gente. Mas este ano o nosso maior investimento será na reestruturação da saúde”, garantiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *