Festival Literário de Ilhéus acontece em maio

 

O Festival Literário de Ilhéus está marcado para os dias 16, 17 e 18 de maio, na Praça Castro Alves e na sede da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho. Para planejar a realização do evento estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (1), o secretário da Cultura, Pawlo Cidade, o presidente da Academia de Letras de Ilhéus, André Rosa, a diretora da Editus, Rita Argollo, o curador do Festival Literário de Ilhéus (Flios), Fabrício Brandão, o diretor artístico do Dilazenze, Mestre Ney, o diretor de Patrimônio e Inclusão Cultural da Secult, Airton de Carvalho e o presidente da Fundação Pedro Calmon, de Salvador, Zulu Araújo.

De acordo com a coordenação, o festival irá reunir ainda dois grandes eventos do livro: o III Festival Literário de Ilhéus e a VI Feira Universitária da Uesc. Voltado para o livro, a leitura e as diversas formas de acessar conhecimento, alinha-se as práticas políticas de promoção e difusão de informações da Fundação Pedro Calmon, da Secretaria da Cultura de Ilhéus e das demais instituições parceiras envolvidas na proposta.

Com o tema “Leituras democráticas: juventudes, livros e zaps!” o festival terá uma programação com várias oficinas literárias, bate-papos com escritores locais e nacionais com ações desenvolvidas pela Diretoria do Livro e da Leitura e da Diretoria de Bibliotecas, por meio da Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon, pela Editus, Academia de Letras e Secult.

Para o secretário municipal da Cultura, Pawlo Cidade “será, seguramente, um dos maiores eventos literários de Ilhéus que vai envolver várias cidades vizinhas, livreiros, autores, editoras, estudantes, professores e irá potencializar as diretrizes que fundamentam a leitura como prática social”.

Por sua vez, a diretora da Editora da Uesc, Rita Argollo, destacou que “é preciso consolidar a imagem das bibliotecas como equipamento fundamental na política cultural dos municípios, sobretudo na ampliação e potencialização do acesso ao conhecimento”.

Já o presidente da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo salientou que “um dos principais objetivos do festival é destacar e despertar de maneira lúdica o interesse pelo ato de ler, compartilhar leituras, estimular a formação de uma rede de leitores e contadores de história”.

O Festival Literário de Ilhéus é uma realização da Academia de Letras de Ilhéus, secretaria municipal da Cultura (Secult), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc)/Editus e Fundação Pedro Calmon

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *