Alunos do SESI apresentam projeto sobre água na Câmara de Ilhéus

Na sessão da terça-feira (06) a requerimento do vereador Pastor Matos, alunos da Escola SESI Adonias Filho levaram ao plenário um estudo que pode contribuir para solucionar o problema de contaminação de água no município. A apresentação contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação, do gerente da unidade do Sesi, Alexandre Régis e do vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal.

O vice-prefeito afirmou ter grande preocupação com o meio ambiente, pois a cidade está passando por momentos difíceis com relação ao abastecimento de água. “Atitudes e estudos como esse nos animam a ter esperança para o futuro, com maior preocupação com o meio ambiente e com a qualidade da água que utilizamos”.

A equipe Nação Android SESI Adonias (NASA) desenvolveu um projeto que melhora a água a ser utilizada por comunidades ribeirinhas, a princípio. Com supervisão dos professores Suzy Ferraz, Felipe Oliveira e Girlane Santos, os alunos coletaram amostras de água do Rio Cachoeira e a partir do composto ‘resazurina’, que muda de cor ao entrar em contato com microrganismos nocivos, detectaram a presença de bactérias na água.

Após estudos, eles utilizaram a semente da moringa, cujas sementes contêm proteínas de baixo peso molecular, que ao se dissolverem na água adquirem carga positiva atraindo partículas negativamente carregadas fazendo com que os dejetos se acumulem no fundo do recipiente criado por eles. O recipiente tem como base a decantação e a filtração e um motor com hélices que agitam a água, que entre 02 e 12h se alojam no fundo do recipiente. Depois é só utilizar a água, que não é própria para beber e sim para atividades cotidianas como lavar roupas, limpar a casa entre outros.

Como expansão do projeto, os alunos desenvolveram um aplicativo denominado ContaminÁgua, cujo objetivo é compartilhar com os ilheenses os locais cuja qualidade da água não é própria para consumo. Através do aplicativo também é possível aprender a realizar o processo de decantação com a semente da moringa e dicas de como economizar água. Os alunos também tem a expectativa de conseguirem mudas de moringa para posterior plantio, para ajudar as comunidades mais carentes que não possuem água de qualidade. A professora de Biologia, Suzy Ferraz, que orientou o projeto, afirmou que é importante prestar atenção na água, pois ela é um recurso não renovável e mesmo o Brasil não estando numa situação crítica, merece atenção e parcimônia na utilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *