Travessia Milagre/Batuba resgata tradição dos Tupinambá

No próximo dia 30, sexta-feira, às 6h30min da manhã, vai acontecer no litoral sul de Ilhéus, a segunda edição da Travessia das praias Milagre a Batuba, em Olivença. O evento resgata uma tradição dos índios Tupinambá que faziam a travessia como forma de competição para provar qual era o mais forte da tribo. No decorrer do tempo, a tradição foi se perdendo. Mas desde o ano passado começou a ser resgatada e, esta segunda versão, ganha o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

O evento é coordenado por um descendente da etnia, que vive em uma das aldeias de Olivença. O salva-vidas da Prefeitura Aelson Santos Bomfim explica que para além do resgate cultural, a iniciativa serve como uma espécie de treinamento para o profissionais salva-vidas que atuam na região. Mas é, também, aberto à atletas amadores. “Pode participar qualquer pessoa maior que 18 anos que tenha experiência de competição em águas abertas”, explica.

A inscrição é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelos WatsApp 99972-2429 ou 98159-6991. Os competidores utilizarão pranchões e, opcionalmente, podem, ainda, utilizar óculos, toca e roupa térmica. Não será permitido o uso do pé de pato. O percurso a ser feito pelos participantes é de aproximadamente um quilômetro de natação em mar aberto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *