Ilhéus mobilizada para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe

 

A secretaria municipal de Saúde (Sesau) está mobilizada para realizar, neste sábado, 12 de maio, , em Ilhéus, o “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar cerca de 44.436 pessoas e reduzir complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e até mesmo a morte.

A chefe do Setor de Imunização da Sesau, Walkiria Cardeal, lembra que a vacina é segura e não representa risco para a saúde de quem a recebe. “Vale ressaltar que ela não vai provocar doença e sim melhorar o sistema imunológico a produzir anticorpos”. A campanha segue até o dia 1º de junho.

Por sua vez, a secretária de saúde, Elizângela Oliveira, disse que além de idosos, a vacina deve ser aplicada em gestantes, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade, trabalhadores da saúde, professores, indígenas e portadores de doenças crônicas. Para essas pessoas, disse a secretária “a gripe pode ser mais perigosa. Uma doença que na maioria das vezes tem evolução benigna, mas que nesses grupos de risco ela pode se agravar, ser internada e ou a óbito uma unidade de saúde durante a campanha”, explica.

Postos – Neste sábado, a Sesau vai manter em funcionamento as unidades básicas de saúde dos bairros Iguape, Morada do Porto (Banco da Vitória), CSU, Herval Soledade, Associação de Moradores da Urbis, Programa Saúde da Família (PSF) de Nossa Senhora da Vitória, Olivença, Mangueira, Vila Cachoeira, Centro de Saúde Euler Ázaro, CAE III (antiga Fundação Sesp), e nos PSF dos bairros Teotônio Vilela (3 e 4), Salobrinho e Conquista. Além disso, será montado uma Feira de atendimento na rua da Barrakitika, no centro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *