Teatro Popular de Ilhéus programação para o mês de junho

O grupo Teatro Popular de Ilhéus lançou, nesta segunda-feira (04/06), no site e redes sociais, a programação da Tenda TPI para o mês de junho. No sábado anterior ao dia dos namorados (09/06) tem a alegria do Clube dos Palhaços. Os atores Gilberto Moraes, Vânia Nogueira e Driely Alves se reúnem para animar crianças e adultos com números clássicos da palhaçaria universal, além de reprises montadas especialmente para o espetáculo. Uma boa alternativa para um programa com a família toda.

No dia 13/06 (quarta-feira) acontece a oficina “O ator inventivo”, com o grupo De Pernas pro Ar, do Rio Grande do Sul. A atividade, das 18h às 22h, faz parte da programação do projeto “Automákina – Universo Deslizante”, do grupo gaúcho. Além da oficina, também na Tenda TPI, ocorre um intercâmbio com o Teatro Popular de Ilhéus na quinta-feira (14/06), das 19h30 às 21h30.

A apresentação do espetáculo AutoMákina – Universo Deslizante, que apresenta o virtuosismo das técnicas circenses e a poética do teatro de rua, através do simbolismo do teatro de bonecos, numa metáfora à existência humana, acontece no dia 15 de junho (sexta-feira), às 19h, na Praça Dom Eduardo.

Este mês também marca o início do projeto Outras Leituras. Até o mês de agosto alguns espetáculos que marcaram a trajetória do Teatro Popular de Ilhéus serão rememorados por outros grupos da região. São parceiros que toparam dedicar um pouco do seu tempo para ler, reler e apresentar uma leitura dramática na programação da Tenda.

Para iniciar o projeto, no dia 19/06 (terça-feira), às 19h, o grupo convidado foi o Coletivo Saladistar. Reunindo diretores, atores, músicos, escritores e criadores visuais especializados em arte-educação e criações multiplataforma, a trupe será responsável pela leitura da peça O Inspetor Geral – sai o prefeito entra o vice. O texto de Romualdo Lisboa foi lançado em maio de 2011 em São Paulo A montagem recebeu indicação ao Prêmio Shell de São Paulo e ficou em cartaz até 2014.

No dia 26 de junho o projeto Outras Leituras retorna, também às 19h, dessa vez com o Grupo Vozes, de Itabuna. A leitura da peça Pega Pa Capá irá relembrar o espetáculo dirigido por Romualdo Lisboa que ficou mais de oito anos em cartaz desde 2003.

Serão duas leituras, já que o espetáculo era formado por dois textos diferentes, ambos baseados na Literatura de Cordel. O primeiro, O homem que pintou a parede e a Mulher chupou, de Franklin Costa, e o segundo, de Équio Reis, O Fiscal e a Fateira – ou dia de festa na feira.

Destaque também para a Mostra Cênica de encerramento das oficinas do Teatro Popular de Ilhéus. A Turma 1, formada por crianças e dirigida por Tânia Barbosa, apresenta no dia 21/06 (quinta-feira), às 18h, o espetáculo Maria Bonita e Maria Mole, texto de Franklin Costa. Na sexta-feira (22/06), às 19h, é a vez da Turma 2 apresentar a montagem Ilha dos Réus – o novo Quadro, texto e direção de Pedro Albuquerque.

O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

Mais informações e detalhes de preços e espetáculos em cartaz no site: www.teatropopulardeilheus.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *