MAIOR SUPERLUA DE 2019 OCORRE NESTA TERÇA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO

Depois da superlua de sangue, que ocorreu no dia 21 de janeiro, o céu será novamente iluminado por uma superlua nesta terça-feira, 19 de fevereiro. O evento não é tão raro quanto o fenômeno astronômico do mês passado, um eclipse lunar total que coincidiu com a Lua estar no ponto mais próximo da Terra. Mas será imperdível mesmo assim, pois será a maior superlua do ano — e a estimativa é que só em 2026 o satélite apareça tão grande quanto. O fenômeno é conhecido no hemisfério Norte como Superlua de Neve por ser à primeira Lua cheia de fevereiro, época das tempestades de neve nessa região e também é chamada de Lua de Tempestade e Lua de Fome. Uma famosa edição americana, chamada “O Almanaque do Velho Fazendeiro”, indica que os povos indígenas do sudeste da América do Norte se referiam ao satélite natural de fevereiro como “Lua de Osso”.

Na data, a Lua estará na fase cheia e no perigeu — ponto mais próximo da  Terra — a 356.761 quilômetros de distância do nosso planeta. É tão perto que alguns astrônomos o chamam de perigeu extra-próximo. Embora atinja o perigeu às 7h09 no horário de Brasília, ela só estará completamente cheia a partir das 13h54, o que ajuda a aumentar o efeito do fenômeno.

O termo superlua não é um nome astronômico oficial. Ele foi cunhado em 1979, pelo astrólogo americano Richard Nolle, que a definiu como “uma Lua nova ou cheia que ocorre quando a Lua está na ou próxima (a pelo menos 90%) de sua maior proximidade da Terra”. O porquê ele escolheu os 90%, porém, não é claro.

Além do fenômeno astronômico principal da semana, nesta segunda-feira (18) será possível observar alguns planetas a olho nu. Antes do nascer do Sol, haverá uma conjunção entre Vênus e Saturno a sudeste, na constelação de Sagitário. Após o pôr do sol, Mercúrio ficará visível no horizonte ocidental.

Informações da Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *