INICIADA A PRIMEIRA ETAPA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA NA BAHIA

A Secretaria de Agricultura da Bahia iniciou, na quarta-feira (1°), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Devem ser imunizados todos os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária. Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O coordenador do Programa de Febre Aftosa da Adab, Antônio Maia, destaca que “a meta é a vacinação de todo o rebanho, porque a manutenção desse status de Zona Livre da doença é muito importante para a nossa economia. É o que garante para o importador a qualidade do produto que a gente exporta. É um esforço conjunto do setor produtivo com o Governo do Estado para alcançar esse objetivo”, explica.

De acordo com o coordenador da Adab, “a novidade neste ano é a redução da dose da vacina dos atuais cinco mililitros para dois mililitros.Isso ajuda a diminuir o impacto de lesões causadas por reações à vacina, e a gente vai ter ganho de produtividade no abate, com menos perda de carcaça dos animais. Também foi retirada da composição a substância Saponina, apontada por alguns especialistas como a causa dessas lesões”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *