ELEIÇÕES PARA COLEGIADOS ESCOLARES MOBILIZAM 417 MUNICÍPIOS BAIANOS

As eleições para a escolha dos novos membros dos Colegiados Escolares na rede estadual de ensino na Bahia começaram na segunda-feira (29) e prosseguem até sexta(2). O Colegiado Escolar é composto por representantes dos estudantes, professores, funcionários e das famílias, para um mandato de dois anos.

As eleições movimentam as unidades escolares da capital e interior do estado. No Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul 2 (CETEP 2), em Itabuna, a eleição acontecerá na quarta-feira (31), durante todo o dia.

A coordenadora pedagógica Meire Marcia Cerqueira explica a mobilização na escola. “Cada candidato de cada categoria pede seus votos de forma independente, por meio de vídeos, panfletos, passagem em sala em sala e abordagem dos colegas no intervalo das aulas”.

NOVAS TECNOLOGIAS

A estudante Maria Luiza Silva Santos, 16, 1º ano, do curso de Logística, conta que aproveita a hora do recreio para pedir votos aos colegas. “Converso com meus colegas, falo sobre as ações que buscarei junto à direção da unidade, como por exemplo, as novas tecnologias para usarmos no nosso aprendizado; e sobre a valorização da cultura e dos esportes da nossa escola, para que possamos concorrer com mais força nos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP)”, disse.

Na Escola Estadual Rodolfo de Abreu, que fica na zona rural de Jussiape, o funcionário do setor administrativo, César Augusto Oliveira dos Santos, fala das suas intenções ao se candidatar para o Colegiado Escolar. “Quero melhorar o máximo possível a nossa escola, pois isso reflete em nossa comunidade. Por ser na zona rural, temos uma aproximação maior com os estudantes, todos se conhecem. Então, vou me basear, caso vença, no que os alunos desejam para melhorar a nossa unidade”.

GESTÃO DEMOCRÁTICA 

O Colegiado Escolar garante a gestão democrática do ensino público na concepção, na execução, no controle, no acompanhamento e na avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, através da participação da comunidade escolar e local.

Dentre as ações prioritárias do colegiado, destacam-se: acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e do Plano de Gestão e do Regimento Escolar; monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora para cumprimento do Calendário Escolar.

Além de participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos financeiros; e articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração entre a escola, a comunidade e o território.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *