CCZ vacina cães e gatos em Ilhéus

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus vai promover, entre os dias 14 e 30, um mutirão de vacinação antirrábica de cães e gatos. A iniciativa visa percorrer 11 bairros. O distrito do Couto, na zona sul do município, será a primeira localidade a receber os agentes, nesta quarta-feira (14).

 

Segundo o coordenador Aloísio Leite, a estimativa é de que sejam vacinados 7 mil animais. Explica que medidas cautelares devem ser tomadas para a prevenção da doença, como vacinar os animais, contatar o controle de zoonoses quando achar um sem dono na rua. “Podem diminuir de forma significativa os índices”.

A raiva é uma doença infecciosa que acomete mamíferos e pode ser transmitida através da mordida de animais, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Em humanos, os sintomas são náuseas, vômitos, mau humor, espasmos musculares intensos na faringe e laringe, dores ao engolir algum alimento ou líquido.

Os agendamentos para a castração gratuita de cães e gatos são todas as sextas-feiras. São distribuídas 25 senhas e os interessados devem comparecer à unidade, das 7h30 às 12h, na Rodovia Ilhéus-Itabuna, entrada do bairro Teotônio Vilela, com identidade. O agendamento está suspenso, mas volta no dia 23.

19:59  |

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *