Governo pede esclarecimentos a 11 países sobre origem do óleo

O governo brasileiro notificou 11 países cobrando esclarecimentos sobre 30 navios mapeados dentro da investigação sobre a origem do vazamento de óleo que atingiu diversas praias do Nordeste. A informação foi anunciada pelo coordenador de operações navais da Marinha, almirante de esquadra Leonardo Puntel, no sábado (26).

 

A investigação conduzida pela Marinha trabalha com a tese de que o responsável teria sido um navio-tanque, de acordo com a Agência Brasil. Um total de 1.500 embarcações foram avaliadas inicialmente, e depois se chegou ao total de 30 embarcações de 11 países. O comandante não detalhou que nações estariam neste grupo, mas disse que o requerimento pede informações para os governos para saber se têm conhecimento de algum acidente.

 

Ainda de acordo com a Agência Brasil, os 30 navios estão entre os que passaram pela costa do Nordeste no período, identificados por fazerem comunicações por sistemas marítimos. Conforme Puntel, os investigadores calculam que o vazamento teria ocorrido no mês de agosto, com o óleo chegando às praias no fim daquele mês.

 

O almirante não descartou a possibilidade de que o episódio tenha sido causado por embarcações não oficiais, denominadas “dark ships”. Neste caso, contudo, a apuração será mais complexa e terá de envolver outras fontes de informação, como análise de imagens de satélite.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *