HOSPITAL COSTA DO CACAU REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Durante a campanha Setembro Verde, de conscientização sobre a importância da doação de órgãos, no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, diversos acompanhantes e familiares de pacientes receberam informações e esclarecimentos sobre o procedimento, que ainda enfrenta muitos tabus na sociedade. Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC destacou a importância da campanha e a continuidade da sensibilização sobre a doação de órgãos.

“Os colaboradores do hospital intensificaram as ações sobre a doação de órgãos no Setembro Verde com a realização de palestras, orientações, panfletando, oferecendo aulas, com a adesão de outras instituições regionais para equipe, pacientes e familiares sobre esse tema tão importante, que modifica a vida. Apesar desse mês ser o símbolo dessa marca, essas atividades terão continuidade durante todos os meses do ano”, afirmou Almir Gonçalves.

Segundo Ronaldo Vital Pereira, enfermeiro coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a maioria das pessoas não tinha ideia do que era a doação, quem poderia e como ser um doador. “Conseguimos quebrar estigmas e sensibilizar que a doação de órgãos é um importante gesto de amor e que ajuda a continuidade de vida em outros pacientes”.

Toda equipe do HRCC esteve engajada na campanha. Várias atividades foram realizadas, como a exibição de videoaulas nas horas de visitas e apresentação de banners informativos com explicações sobre o tema. As parcerias também reforçaram as ações da campanha.

O SARAHDO, da Secretaria de Educação da Bahia, modalidade de ensino para pacientes, usou a abordagem para sensibilizar as pessoas sobre a doação de órgãos. A Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) e CIHDOTT de Itabuna realizaram palestras

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *