Um terço não fez a biometria do TRE

Pelo menos 27% dos eleitores ainda não fizeram o cadastro biométrico. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Parte dos eleitores pode ter o título cancelado caso não faça a coleta de impressões digitais e a atualização de dados até maio de 2020, já que a biometria será obrigatória em várias cidades.

 

O 1º turno das eleições para prefeito e vereador será daqui a um ano, em 4 de outubro de 2020. Um levantamento mostra que a votação por biometria será obrigatória em 4.578 municípios, mais de 80% do total. Hoje, 107 milhões de eleitores têm cadastro biométrico. No Brasil, há 146 milhões de eleitores inscritos.

A meta do TSE é que a votação com biometria seja obrigatória em todo o país nas eleições de 2022. Os estados com os menores percentuais de biometria são Minas Gerais (40,8% feito), Espírito Santo (48,9%) e Rio de Janeiro (52,5%). No total, 17 estados já concluíram ou devem concluir o cadastramento biométrico até o início de 2020.

Por isso, estes estados adotarão a obrigatoriedade das impressões digitais em todos os municípios nas eleições de 2020. São eles Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *