Matrículas em creches aumentaram

O número de matrículas na creche e na pré-escola cresceu este ano na comparação com o ano passado, segundo o Censo Escolar, divulgados na segunda (30) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento foi publicado no Diário Oficial da União.

 

Ele traz apenas os dados referentes ao número de alunos matriculados em escolas públicas, abrangendo todas as etapas de ensino (da creche ao ensino médio). A divulgação das informações completas do Censo Escolar está prevista para o final de janeiro.

O censo mostra um aumento de 4,24% no número de matrículas em creches (0 a 3 anos), que passou de 2.333.277 em 2018 para 2.433.216 em 2019. Ao todo, foram abertas 98.939 vagas nesta etapa. Na pré-escola, houve aumento de 0,75%. Foram abertas 29.636 vagas, passando de 3.915.699 para 3.945.335.

A quase totalidade das matrículas no ensino infantil são em instituições municipais. Já em relação aos ensinos fundamental e médio, o Censo Escolar aponta uma queda no número de matrículas em escolas públicas, fenômeno que vem se repetindo nos últimos anos.

Segundo os dados divulgados nesta segunda-feira, foram matriculados 6.192.819 alunos no ensino médio em 2019, contra 6.462.124 no ano anterior, uma redução de 4,34%. Apesar da redução, houve melhora na escola de tempo integral, que passou de 9,2% para 10,6% do total de matrículas na última etapa do ensino básico.

No ensino integral, os estudantes podem, com mais tempo na escola, ter acesso a atividades culturais, esportivas, além de conteúdos de comunicação e saúde, entre outros. No ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, o número de alunos matriculados em 2019 caiu 1,62% em relação a 2018, de 21.760.831 para 21.413.391.

Desse total, quase 11% foram para o ensino integral. Ampliar a educação em tempo integral nas escolas é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Uma das metas é oferecer tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos até 2024. (Abr)

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