MS analisa teste para leptospirose

A Fiocruz Bahia e o Ministério da Saúde lançaram um projeto para avaliar a implantação de teste rápido para a leptospirose. Ele tem como objetivo verificar a efetividade do TR DPP® Leptospirose para auxílio no diagnose e no manejo clínico da doença pelo SUS. Os resultados serão comparados com os demais métodos.

 

O teste identifica, em sangue total, soro ou plasma, anticorpos para a leptospirose, apresentando resultado em até 20 minutos. É uma ferramenta de fácil uso para diagnóstico em campo ou laboratório, com a vantagem de ser uma opção portátil, simples e rápida.

O teste foi desenvolvido por pesquisadores da Fiocruz Bahia a partir da parceria com Bio-Manguinhos, unidade produtora de imunobiológicos da Fiocruz nacional. Os primeiros testes com o kit já foram realizados em Salvador. O projeto deve contar com participantes de todas as regiões.

A Sudeste foi sugerida para iniciar o projeto devido às chuvas acentuadas que vêm atingindo Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As inundações favorecem os casos de leptospirose. Uma das formas de transmissão é o contato com água contaminada por urina de animais infectados.

O kit será usado em ambiente hospitalar, para auxiliar e dar oportunidade ao tratamento específico. A partir de sua disponibilização, os médicos terão em mãos mais um subsídio para iniciar o tratamento, mesmo sem confirmação diagnóstica laboratorial em padrão ouro, que pode demorar cerca de um mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *