MPT lança campanha para combater discriminação contra mulheres no trabalho

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Ministério Publico do Trabalho (MPT) lançou, neste domingo (8), uma campanha de conscientização para promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho, além de estimular denuncias de discriminação e violência neste ambiente.
Batizada com o nome “Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser”, a campanha contará com a distribuição de materiais informativos nas redes sociais do MPT e ações presenciais em diversos estados, durante todo mês de março. A iniciativa prevê ainda o lançamento de vídeos em homenagem ao trabalho da mulher, com histórias reais de trabalhadoras que ocuparam espaços dominados por homens.
De acordo com o MPT, casos de assédio sexual e desigualdade salarial estão entre os problemas mais relatados pelas trabalhadoras. Nos últimos cinco anos, as denúncias de assedio sexual aumentaram 63,7%. No ano passado, 442 denúncias foram processadas pelo órgão.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que, em 2019, o rendimento de mulheres foi 22% menor do que o salário dos homens que tinham as mesmas atribuições. Em todo o Brasil, a pesquisa revelou que mulheres com curso superior ganham 38% menos que os homens com a mesma escolaridade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *